Pude entender o discurso do cacique Aniceto,
na assembleia dos bispos, padres e missionários,
em que exigia nada mais, nada menos que os índios
fossem batizados. Contestava a pastoral da Igreja, de
não interferir nos costumes tribais, evitando missas e
batizados. Para Aniceto, o batismo aparecia como sinal
do branco, que dava reconhecimento de cristão, isto é,
de humano, ao índio.
MARTINS, J. S. A chegada do estranho. São Paulo: Hucitec, 1993 (adaptado).
O objetivo do posicionamento do cacique xavante em
relação ao sistema religioso externo às tribos era
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flexibilizar a crenga catdlica e seus rituais como forma
de evolução cultural.
acatar a cosmologia cristã e suas divindades como
orientação ideológica legítima.
incorporar a religiosidade dominante e seus
sacramentos como estratégia de aceitação social.
prevenir retaliações de grupos missionários como
defesa de práticas religiosas sincréticas.
reorganizar os comportamentos tribais como
instrumento de resistência da comunidade indígena.