Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ENEM - 2017)Número Original: 62Código: 6888918

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Questões indígenas na ditadura.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
Exibir texto da questão

Pude entender o discurso do cacique Aniceto, na assembleia dos bispos, padres e missionários, em que exigia nada mais, nada menos que os índios fossem batizados. Contestava a pastoral da Igreja, de não interferir nos costumes tribais, evitando missas e batizados. Para Aniceto, o batismo aparecia como sinal do branco, que dava reconhecimento de cristão, isto é, de humano, ao índio. MARTINS, J. S. A chegada do estranho. São Paulo: Hucitec, 1993 (adaptado). O objetivo do posicionamento do cacique xavante em relação ao sistema religioso externo às tribos era 0 o 9 ® © flexibilizar a crenga catdlica e seus rituais como forma de evolução cultural. acatar a cosmologia cristã e suas divindades como orientação ideológica legítima. incorporar a religiosidade dominante e seus sacramentos como estratégia de aceitação social. prevenir retaliações de grupos missionários como defesa de práticas religiosas sincréticas. reorganizar os comportamentos tribais como instrumento de resistência da comunidade indígena.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 2

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Questões indígenas na ditadura.g

Exibir Questões - ENEM

Questões Parecidas

1(UERJ - 2022)Número Original: 55Código: 11602863

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos sobre as relações entre o Estado e os grupos indígenas no período da ditadura civil-militar brasileira de 1964-85 .f Minas Gerais.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2022
Exibir texto da questão

 A 14º Vara Federal de Minas Gerais condenou a União, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o governo do estado por violações dos direitos humanos e civis do povo indígena Krenak, que vive na região do Vale do Rio Doce. Em 1972, durante a ditadura militar, homens, mulheres e crianças foram expulsos de suas terras pelo governo e obrigados a viver confinados na Povo indígena Krenak expulso da terra e confinado em fazenda Fazenda Guarani, pertencente à Polícia (Foto de 1987) Militar, em Carmésia, a mais de 300 quilômetros de distância de suas terras. A medida teve o objetivo de facilitar a ação de posseiros vizinhos, que tomaram os mais de 4 mil hectares dos indígenas. Adaptado de g1 globo.com, 15/09/2021. A ação do governo brasileiro à época revela a seguinte postura diante de conflitos rurais: (A) contenção violenta da reforma agrária (B) redistribuição autoritária da propriedade fundiária (C) expropriação arbitrária da comunidade tradicional (D) modernização conservadora da estrutura produtiva


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFPR - 2017)Número Original: 27Código: 7928198

Primeira Fase

Processos e fatos históricos sobre as relações entre o Estado e os grupos indígenas no período da ditadura civil-militar brasileira de 1964-85 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2017
Exibir texto da questão

Considere o fragmento abaixo: Como resultados dessas políticas de Estado, foi possível estimar ao menos 8.350 indígenas mortos no período de investigação da CNY, em decorrência da ação direta de agentes governamentais ou da sua omissão. Essa cifra inclui apenas aqueles casos aqui estudados em relação aos quais foi possível desenhar uma estimativa. O número real de indígenas mortos no período deve ser exponencialmente maior, uma vez que apenas uma parcela muito restrita dos povos indígenas afetados foi analisada e que há casos em que a quantidade de mortos é alta o bastante para desencorajar estimativas. (RELATÓRIO, Comissão Nacional da Verdade. Violação dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas, v. 2. Texto 5. 2014. p. 205.) Sobre a questão indígena na Ditadura Militar, assinale a alternativa correta. a) Projetos como a construção das hidrelétricas de Itaipu e de Tucuruí, no rio Tocantins, impulsionaram o desenvolvimento econômico de várias comunidades indígenas, graças aos projetos executados pela FUNAI. b) Apesar das mortes contabilizadas no relatório da CNV, após o golpe civil-militar, os indígenas passaram a ser valorizados no novo período econômico que se iniciou no Brasil. c) No período da Ditadura Militar, foi criada a Guarda Nacional Indígena, uma milícia armada integrada exclusivamente por responsáveis pelo policiamento nas áreas indígenas para manutenção de sua cultura. d) Como golpe civil-militar, devido às construções de grandes obras, a mão de obra indígena começou a ser parcialmente valorizada pelo governo Figueiredo, que percebeu a aptidão dos indígenas para a manufatura. e) Após o golpe civil-militar, um novo período econômico se iniciou no Brasil, com construções de grandes obras nas quais os indígenas passaram a ser tratados como obstáculos para o desenvolvimento nacional.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?