Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - ENEM - Problematização das sociedades contemporâneas no pensamento filosófico e social de Deleuze.f Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Problematização das sociedades contemporâneas no pensamento filosófico e social de Deleuze.f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM- BR - 2020)Número Original: 79Código: 9010755

Digital - Primeiro Dia - Prova Amarela

Interdisciplinar Problematização das sociedades contemporâneas no pensamento filosófico e social de Deleuze.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2020
Exibir texto da questão

É certo que entramos na era das sociedades de “controle”. Elas já não são exatamente sociedades disciplinares, cuja técnica principal é o confinamento (não somente o hospital e a prisão, mas também a escola, a fábrica, o quartel). A sociedade de controle não funciona por confinamento, mas por controle contínuo e comunicação instantânea. É evidente que não deixamos de falar de prisão, de escola, de hospital: mas essas instituições estão em crise. DELEUZE, G. Entrevista a Toni Negri. In: O devir revolucionário e as criações políticas. Novos Estudos Cebrap, n. 28, out. 1990 (adaptado). No trecho, ao problematizar as sociedades contemporâneas, Gilles Deleuze está enfatizando a ausência de (A) legitimidade nas redes de informação. autonomia nas ações individuais. padrões na sociedade de consumo. (C) sanções no ordenamento jurídico. ©) (E) inovações nos sistemas educacionais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM- BR - 2010)Número Original: 34Código: 3544

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Problematização das sociedades contemporâneas no pensamento filosófico e social de Deleuze.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

Alei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo. FOUCAULT, M. Aula do 14 do janciro do 1976, In: Em defesa da sociedade. “São Paulo: Marins Fortos, 199. O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modemas é O combater ações violentas na guerra entre as nações. © coagir e servir para refrear a agressividade humana. @ criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação. O estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos. & organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(ENEM- BR - 2012)Número Original: 39Código: 10923

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Problematização das sociedades contemporâneas no pensamento filosófico e social de Deleuze.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
Exibir texto da questão

Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente. ZINGANO, M Platão e Aristóteles: o fascínio da flcsofia. São Paulo Odysseus, 2012 (adaptado). O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação? O Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas. O Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles. @ Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis O Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não. O Rejeitando a posição de Parménides de que a sensação é superior à razão.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(ENEM- BR - 2012)Número Original: 24Código: 10945

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Problematização das sociedades contemporâneas no pensamento filosófico e social de Deleuze.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
Exibir texto da questão

TEXTO | Anaximenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma- se em pedras. BURNET, J A aurora da flosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rie, 2006 (adaptado), TEXTO II Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha.” GILSON, E.; BOEHNER, P. Historia da Filosofia Crista São Paulo: Vozes, 1961 (adaptado). Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaximenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que O eram baseadas nas ciências da natureza O refutavam as teorias de filósofos da religião. O tinham origem nos mitos das civilizações antigas. @ postulavam um principio originário para o mundo. defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(ENEM- BR - 2012)Número Original: 26Código: 10948

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Problematização das sociedades contemporâneas no pensamento filosófico e social de Deleuze.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
Exibir texto da questão

TEXTO | Experimentei algumas vezes que os sentidos eram enganasas, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez. DESCARTES, R. Meditações Metafísicas. São Paulo: Abril Cultural, 1979, TEXTO II Sempre que alimentarmos alguma suspeita de que uma ideia esteja sendo empregada sem nenhum sianificado, precisaremos apenas indagar: de que impressão deriva esta suposta ideia? E se for impossível atribuir-lhe qualquer impressão sensorial, isso servirá para confirmar nossa suspeita. HUME, D. Uma Investigação sobre o entendimento. São Paulo: Unesp, 2004 (adaotado) Nos textos, ambos os autores se posicionam sobre a natureza do conhecimento humano. A comparação dos excertos permite assumir que Descartes e Hume OQ defendem os sentidos como critério originário para considerar um conhecimento legitimo. entendem que é desnecessário suspeitar do significado de uma ideia na reflexão filosófica e crítica. são legítimos representantes do criticismo quanto à gênese do conhecimento. concordam que conhecimento humano é impossível em relação às ideias e aos sentidos. atribuem diferentes lugares ao papel dos sentidos no processo de obtenção do conhecimento. v o 0 o


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?