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1(ENEM- BR - 2017)Número Original: 29Código: 6888219

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Funções da Linguagem
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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TEXTO | Fundamentam-se as regras da Gramática Normativa nas obras dos grandes escritores, em cuja linguagem as classes ilustradas pôem o seu ideal de perfeição, porque nela é que se espelha o que o uso idiomático estabilizou e consagrou. LIMA, C. H. R. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989. TEXTO II Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas. Talvez porque a sensualidade real não tem para mim interesse de nenhuma espécie — nem sequer mental ou de sonho —, transmudou-se-me o desejo para aquilo que em mim cria ritmos verbais, ou os escuta de outros. Estremeço se dizem bem. Tal página de Fialho, tal página de Chateaubriand, fazem formigar toda a minha vida em todas as veias, fazem-me raivar tremulamente quieto de um prazer inatingível que estou tendo. Tal página, até, de Vieira, na sua fria perfeição de engenharia sintáctica, me faz tremer como um ramo ao vento, num delírio passivo de coisa movida. PESSOA, F. O livro do desassossego. São Paulo: Brasiliense, 1986. À linguagem cumpre diferentes funções no processo de comunicação. A função que predomina nos textos le II O destaca o “como” se elabora a mensagem, considerando-se a seleção, combinação e sonoridade do texto. coloca o foco no “com o quê” se constrói a mensagem, sendo o código utilizado o seu próprio objeto. focaliza o “quem” produz a mensagem, mostrando seu posicionamento e suas impressões pessoais. orienta-se no “para quem” se dirige a mensagem, estimulando a mudança de seu comportamento. enfatiza sobre “o quê” versa a mensagem, apresentada com palavras precisas e objetivas. v ooo


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2(ENEM - 2017)Número Original: 45Código: 6888880

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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O exercício da crônica Escrever prosa é uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; não a prosa de um ficcionista, na qual este é levado meio a tapas pelas personagens e situações que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador do cotidiano, a coisa fia mais fino. Senta-se diante de sua máquina, acende um cigarro, olha através da janela e busca fundo em sua imaginação um fato qualquer, de preferência colhido no noticiário matutino, ou da véspera, em que, com as suas artimanhas peculiares, possa injetar um sangue novo. MORAES, V. Para viver um grande amor: crônicas e poemas. São Paulo: Cia. das Letras, 1991. Nesse trecho, Vinicius de Moraes exercita a crônica para pensá-la como gênero e prática. Do ponto de vista dele, cabe ao cronista O criar fatos com a imaginação. reproduzir as notícias dos jornais. escrever em linguagem coloquial. construir personagens verossímeis. ressignificar o cotidiano pela escrita. VOO


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3(ENEM - 2014)Número Original: 108Código: 4288264

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Rosa

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Questão de Vestibular - ENEM 2014
Questão de Vestibular - ENEM 2014
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O exercício da crônica Escrever prosa é uma arte ingrata. Eu digo prosa fiada, como faz um cronista; não a prosa de um ficcionista, na qual este é levado meio a tapas pelas personagens e siluações que, azar dele, criou porque quis. Com um prosador do cotidiano, a coisa fia mais fino. Senta-se ele diante de sua máquina, olha através da janela e busca fundo em sua imaginação um fato qualquer, de preferência colhido no noticiário matutino, ou da véspera, em que, com as suas artimanhas peculiares, possa injetar um sangue novo. Se nada houver, resta-lhe o recurso de olhar em torno e esperar que, alravés de um processo associativo. surja-lhe de repente a crônica, provinda dos fatos e feitos de sua vida emocionalmente despertados pela concentração. Ou então, em última instância, recorrer ao assunto da falta de assunto, já bastante gasto, mas do qual, no ato de escrever, pode surgir O inesperado. MORAES V Para viver um grande amor ctrca pome So Pt Cc Lars, 991 Predomina nesse texto a função da linguagem que se constitui nas diferenças entre o cronista e o ficcionista. nos elementos que servem de inspiração ao cronista. nos assuntos que podem ser tratados em uma crônica. no papel da vida do cronista no processo de escrita da crônica. nas dificuldades de se escrever uma crônica por meio de uma crônica. o 0000


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4(ENEM- BR - 2010)Número Original: 97Código: 3515

Primeira Aplicação - Segundo dia - Prova amarela

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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações. DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1905. Predomina no texto a função da linguagem o v o oo emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia. fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação. poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem. conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor. referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.


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5(ENEM- BR - 2009)Número Original: 28Código: 3710

Prova Fraudada - Segundo Dia

Metalinguística
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Canção amiga Eu preparo uma canção, em que minha mãe se reconheça todas as mães se reconheçam e que fale como dois olhos. [.] Aprendi novas palavras E tornei outras mais belas. Eu preparo uma canção que faça acordar os homens e adormecer as crianças. ANDRADE, G. D. Novos Poemas Rio de Janeiro: Josó Oympio, 1946 (fragmento) A linguagem do fragmento acima foi empregada pelo autor como objetivo principal de (A) transmitir informações, fazer referência a acontecimentos observados no mundo exterior. (B) envolver, persuadir o interlocutor, nesse caso, o leitor, em um forte apelo à sua sensibilidade. (C) realçar os sentimentos do eu lírico, suas sensações, reflexões e opiniões frente ao mundo real. (D) destacar o processo de construção de seu poema, ao falar sobre o papel da própria linguagem e do poeta. (E) manter eficiente o contato comunicativo entre o emissor da mensagem, de um lado, e o receptor, de outro.


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