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1(ENEM - 2015)Número Original: 108Código: 6344175

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Morfologia Pronomes
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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Exmº Sr. Governador: Trago a V. Exa. um resumo dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Palmeira dos Índios em 1928. LI ADMINISTRAÇÃO Relativamente à quantia orçada, os telegramas custaram pouco. De ordinário vai para eles dinheiro considerável. Não há vereda aberta pelos matutos que prefeitura do interior não ponha no arame, proclamando que a coisa foi feita por ela; comunicam-se as datas históricas ao Governo do Estado, que não precisa disso; todos os acontecimentos políticos são badalados. Porque se derrubou a Bastilha — um telegrama; porque se deitou pedra na rua — um telegrama; porque o deputado F. esticou a canela — um telegrama. Palmeira dos Índios, 10 de janeiro de 1929. GRACILIANO RAMOS RAMOS, G. Viventes das Alagoas. São Paulo: Martins Fontes, 1962. O relatório traz a assinatura de Graciliano Ramos, na época, prefeito de Palmeira dos Índios, e é destinado ao governo do estado de Alagoas. De natureza oficial, o texto chama a atenção por contrariar a norma prevista para esse gênero, pois o autor O emprega sinais de pontuação em excesso. O recorre a termos e expressões em desuso no português. @ apresenta-se na primeira pessoa do singular, para conotar intimidade com o destinatário. O privilegia o uso de termos técnicos, para demonstrar conhecimento especializado. @ expressa-se em linguagem mais subjetiva, com forte carga emocional.


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2(ENEM- BR - 2011)Número Original: 132Código: 3114

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Pronome Pessoal do caso Oblíquo Pronome Pessoal do caso Reto
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Questão de Vestibular - ENEM 2011
Questão de Vestibular - ENEM 2011
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WS ANTES, UAMOS ACRPRRO FRAME É VERÍSSIMO, L. F. As cobras em: Se Deus existe que eu seja atingido por um raio. Porto Alegre: L&PM, 1997. O humor da tira decorre da reação de uma das cobras com relação ao uso de pronome pessoal reto, em vez de pronome oblíquo. De acordo com a norma padrão da língua, esse uso é inadequado, pois contraria o uso previsto para o registro oral da língua. contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto. gera inadequação na concordância com o verbo. gera ambiguidade na leitura do texto. apresenta dupla marcação de sujeito. VOC Vo


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3(ENEM- BR - 2010)Número Original: 125Código: 3324

Segunda Aplicação - Segundo Dia - Prova Azul

Coesão textual
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Diego Souza ironiza torcida do Palmeiras O Palmeiras venceu o Atlético-GO pelo placar de 1 a 0, com um gol no final da partida. O cenário era para ser de alegria, já que a equipe do Verdão venceu e deu um importante passo para conquistar a vaga para as semifinais, mas não foi bem isso que aconteceu. O meia Diego Souza foi substituído no segundo tempo debaixo de vaias dos torcedores palmeirenses e chegou a fazer gestos obscenos respondendo à torcida. Ao final do jogo, o meia chegou a dizer que estava feliz por jogar no Verdão. — Eu não estou pensando em sair do Palmeiras. Estou muito feliz aqui — disse. Perguntado sobre as vaias da torcida enquanto era substituído, Diego Souza ironizou a torcida do Palmeiras. —Vaias? Que vaias? — ironiza o camisa 7 do Verdão, antes de descer para os vestiários. Disponivel em: hola gobacom. Acess em: 29 ab 2010. A progressão textual realiza-se por meio de relações semânticas que se estabelecem entre as partes do texto. Tais relações podem ser claramente apresentadas pelo emprego de elementos coesivos ou não ser explicitadas, no caso da justaposição. Considerando-se o texto lido, O no primeiro parágrafo, o conectivo já que marca uma relação de consequência entre os segmentos do texto. O no primeiro parágrafo, o conectivo mas explicita uma relação de adição entre os segmentos do texto. O entre o primeiro e o segundo parágrafos, está implícita uma relação de causalidade. O no quarto parágrafo, o conectivo enquanto estabelece uma relação de explicação entre os segmentos do texto. @ entre o quarto e o quinto parágrafos, está implícita uma relação de oposição.


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4(ENEM- BR - 2009)Número Original: 8Código: 3696

Prova Fraudada - Segundo Dia

Átonos (Pronome Pessoal do caso Oblíquo)
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Páris, filho do rei de Tróia, raptou Helena, mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre os séculos XIlle XIla. C. Foi o primeiro choque entre o ocidente e o oriente. Mas os gregos conseguiram enganar os troianos. Deixaram à porta de seus muros fortificados um imenso cavalo de madeira. Os troianos, felizes com o presente, puseram-no para dentro. À noite, os soldados gregos, que estavam escondidos no cavalo, saíram e abriram as portas da fortaleza para a invasão. Daí surgiu a expressão “presente de grego”. DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1905. Em “puseram-no”, a forma pronominal “no” refere-se (A) ao termo “rei grego”. (B) ao antecedente “gregos”. (C) ao antecedente distante “choque”. (D) â expressão “muros fortificados”. (E) aos termos “presente” e “cavalo de madeira”.


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5(ENEM- BR - 2009)Número Original: 6Código: 3703

Prova Fraudada - Segundo Dia

Pronome de Tratamento
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Vera, Sílvia e Emília saíram para passear pela chácara com Irene. — A senhora tem um jardim deslumbrante, dona Irene!— comenta Sílvia, maravilhada diante dos canteiros de rosas e hortênsias. — Para começar, deixe o “senhora” de lado e esqueça o “dona” também — diz Irene, sorrindo. — Já é um custo aguentar a Vera me chamando de “tia” o tempo todo. Meu nome é Irene. Todas sorriem. Irene prossegue: — Agradeço os elogios para o jardim, só que vocé vai ter de fazê-los para a Eulália, que é quem cuida das flores. Eu sou um fracasso na jardinagem. BAGNO, M. A língua de Eulália: Novela Sociolinguistica. Sao Paulo: “Context, 2003 (adaptado) Na língua portuguesa, a escolha por “você” ou “senhor (a)” denota o grau de liberdade ou de respeito que deve haver entre os interlocutores. No diálogo apresentado acima, observa-se o emprego dessas formas. A personagem Sílvia emprega a forma “senhora” ao se referir à Irene. Na situação apresentada no texto, o emprego de “senhora” ao se referir à interlocutora ocorre porque Sílvia (A) pensa que Irene é a jardineira da casa. (B) acredita que Irene gosta de todos que a visitam. (C) observa que Irene e Eul: área rural. lia são pessoas que vivem em (D) deseja expressar por meio de sua fala o fato de sua familia conhecer rene. (E) considera que Irene é uma pessoa mais velha, com a qual não tem intimidade.


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