Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - ENEM - Reprodução Animal Assexuada - Genética Populacional (Evidências da Evolução Biológica) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Reprodução Animal Assexuada
  • Genética Populacional (Evidências da Evolução Biológica)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 21Código: 3779

Prova Fraudada - Primeiro Dia

Reprodução Animal Assexuada Genética Populacional (Evidências da Evolução Biológica) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
Exibir texto da questão

Recentemente, foi descoberta uma nova espécie de inseto flebotomídeo, batizado de Lutzomya maruaga. O novo inseto possui apenas fémeas que se reproduzem a partir da produção de ovos sem a intervenção de machos, em um processo conhecido como partenogênese. A espécie está restrita a uma caverna na região amazônica, não sendo encontrada emoutros lugares. O inseto não se alimenta de sangue nem transmite doenças, como o fazem outros mosquitos de seu mesmo gênero. Os adultos não se alimentam e as larvas parecem se alimentar apenas de fezes de morcego (guano) existente no fundo da cavema. Essa dieta larval acumularia reservas serem usadas na fase adulta. Ciência hoje, Rio de Janeiro, v. 42, nº 252, set. 2008 (adaptado). Em relação a essa descoberta, vê-se que a nova espécie de flebotomídeo (A) deve apresentar maior variabilidade genética que seus congêneres. (B) deve ter uma fase adulta longa se comparado com seus congêneres. (C) é mais vulnerável a desequilíbrios em seu ambiente que seus congêneres. (D) está livre de hábitos hematófagos e de transmissão de doenças devido à ausência de machos. (E) tem grandes chances de se dispersar para outros ambientes, tornando-se potencialmente invasora.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(ENEM- BR - 2010)Número Original: 76Código: 3625

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Herança (Genética) Genética Populacional (Evidências da Evolução Biológica) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
Exibir texto da questão

Investigadores das Universidades de Oxford e da Califómia desenvolveram uma variedade de Aedes aegypti geneticamente modificada que é candidata para uso na busca de redução na transmissão do vírus da dengue. Nessa nova variedade de mosquito, as fêmeas não conseguem voar devido à interrupção do desenvolvimento do músculo das asas. A modificação genética introduzida é um gene dominante condicional, isso é, o gene tem expressão dominante (basta apenas uma cópia do alelo) e este só atua nas fêmeas. FU,G. etal Female-specifi Mightless phenotype for mosquito control PNAS 107 (10) 4550-4554, 2010, Prevê-se, porém, que a utilização dessa variedade de Aedes aegypti demore ainda anos para ser implementada, pois há demanda de muitos estudos com relação ao impacto ambiental. A liberação de machos de Aedes aegypti dessa variedade geneticamente modificada reduziria o número de casos de dengue em uma determinada região porque O diminuiria o sucesso reprodutivo desses machos transgênicos. O restringiria a área geográfica de voo dessa espécie de mosquito. & dificultaria a contaminação e reprodução do vetor natural da doença. O tornaria o mosquito menos resistente ao agente etiológico da doença. & dificultaria a obtenção de alimentos pelos machos geneticamente modificados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?