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1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 69Código: 3933

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Declínio da República Oligárquica
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Como se assistisse à demonstração de um espetáculo mágico, ia revendo aquele ambiente tão característico de família, com seus pesados móveis de vinhático ou de jacarandá, de qualidade antiga, e que denunciavam um passado ilustre, gerações de Meneses talvez mais singelos e mais calmos; agora, uma espécie de desordem, de relaxamento, abastardava aquelas qualidades primaciais. Mesmo assim era fácil perceber o que haviam sido, esses nobres da roça, com seus cristais que brilhavam mansamente na sombra, suas pratas semi- empoeiradas que atestavam o esplendor esvanecido, seus marfins e suas opalinas — ah, respirava-se ali conforto, não havia dúvida, mas era apenas uma sobrevivência de coisas idas. Dir-se-ia, ante esse mundo que se ia desagregando, que um mal oculto o roía, como um tumor latente em suas entranhas. CARDOSO, L Cronicada casa assassinado. Rio de Janeiro Civização Brasi, 2002 (adapiado) O mundo narrado nesse trecho do romance de Lúcio Cardoso, acerca da vida dos Meneses, família da aristocracia rural de Minas Gerais, apresenta não apenas a história da decadência dessa família, mas é, ainda, a representação literária de uma fase de desagregação politica, social e econômica do país. O recurso expressivo que formula literariamente essa desagregação histórica é o de descrever a casa dos Meneses como O ambiente de pobreza e privação, que carece de conforto mínimo para a sobrevivência da família. @ mundo mágico, capaz de recuperar o encantamento perdido durante o período de decadência da aristocracia rural mineira. & cena familiar, na qual o calor humano dos habitantes da casa ocupa o primeiro plano, compensando a frieza e austeridade dos objetos antigos. bolo de um passado ilustre que, apesar de superado, ainda resiste à sua total dissolução graças ao cuidado e asseio que a família dispensa à conservação da casa & espaço arruinado, onde os objetos perderam seu esplendor e sobre os quais a vida repousa como lembrança de um passado que está em vias de desaparecer completamente.


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2(ENEM- BR - 2007)Número Original: 19Código: 4103

Prova amarela

Imigrações na Primeira República
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Questão de Vestibular - ENEM 2007
Questão de Vestibular - ENEM 2007
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Antonio Rocco. Os imigrantes, 1910, Pinacoteca do Estado de São Paulo. Um dia, os imigrantes aglomerados na amurada da proa chegavam à fedentina quente de um porto, num silêncio de mato e de febre amarela. Santos. — É aqui! Buenos Aires é aqui! — Tinham trocado o rótulo das bagagens, desciam em fila Faziam suas necessidades nos trens dos animais onde iam. Jogavam-nos num pavilhão comum em São Paulo. — Buenos Aires é aqui! — Amontoados com trouxas, sanfonas e baús, num carro de bois, que pretos guiavam através do mato por estradas esburacadas, chegavam uma tarde nas senzalas donde acabava de sair o braço escravo. Formavam militarmente nas madrugadas do terreiro homens e mulheres, ante feitores de espingarda ao ombro. Oswald de Andrade. Marco Zero Il Chão. Rio de Janeiro: Globo, 1991 Levando-se em consideração o texto de Oswald de Andrade e a pintura de Antonio Rocco reproduzida acima, relativos à imigração européia para o Brasil, é correto afirmar que O a visão da imigração presente na pintura é trágica e, no texto, otimista. O a pintura confirma a visão do texto quanto à imigração de argentinos para o Brasil O os dois autores retratam dificuldades dos imigrantes na chegada ao Brasil ® Antonio Rocco retrata de forma otimista a imigração, destacando o pioneirismo do imigrante. @ Oswald de Andrade mostra que a condição de vida do imigrante era melhor que a dos ex- escravos.


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3(ENEM- BR - 2009)Número Original: 72Código: 3754

Prova Fraudada - Primeiro Dia

Declínio da República Oligárquica
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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João de Deus levanta-se indignado. Vai até a janela e fica olhando para fora. Ali na frente está a Panificadora Italiana, de Gamba & Filho. Ontem era uma casinhola de porta e janela, com um letreiro torto e errado: “Padaria Nápole”. Hoje é uma fábrica... João de Deus olha e recorda... Quando Vittorio Gamba chegou da Itália com uma trouxa de roupa, a mulher e um filho pequeno, os Albuquerques eram donos de quase todas as casas do quarteirão. [..] O tempo passou. Os negócios pioraram. Aherança não era o que se esperava. Com ocorrer dos anos os herdeiros foram hipotecando as casas. Venciam-se as hipotecas, não havia dinheiro para resgatá-las: as propriedades, então, iam passando para as mãos dos Gambas, que prosperavam. VERÍSSIMO, É. Música ao longe. Porto Alegre: Globo, 1974 (adaptado) O texto foi escrito no início da década de 1930 e revela, por meio das recordações do personagem, características sócio-históricas desse período, as quais remetem (A) à ascensão de uma burguesia de origem italiana. (B) ao início da imigração italiana e alemá, no Brasil, a partir da segunda metade do século. (C) ao modo como os imigrantes italianos impuseram, no Brasil, seus costumes e hábitos. (D) à luta dos imigrantes italianos pela posse da terra e pela busca de interação com o povo brasileiro. (E) às condições socioeconômicas favoráveis encontradas pelos imigrantes italianos no início do século.


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