Durante a aula de Biologia, o professor propôs a realização de um experimento. Os estudantes deveriam cortar
ao meio uma garrafa de refrigerante (do tipo PET), despejar no fundo da garrafa uma camada fina de cascalho,
depois outra de areia, outra de carvão vegetal em pó e, por último, outra de terra vegetal. Em seguida, deveriam
umedecer a terra e plantar mudas de alguma planta herbácea. Ao final, deveriam unir de volta as duas partes da
garrafa com fita adesiva, conforme mostrado na figura a seguir, mantendo a garrafa completamente fechada e
sob iluminação natural.
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Fonte: LINHARES, S.; GEWANDZNAJDER, F. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2. ed., vol.3, 2013. p. 215
Os estudantes, então, levantaram diferentes hipóteses sobre o que aconteceria com a planta depois de quatro
semanas, mas a única que explica corretamente o que eles encontraram é:
a) a planta morreu, porque a garrafa fechada não permitiu a entrada de oxigênio, necessário para sua
respiração.
b) a planta morreu porque a garrafa fechada não possibilitou a entrada de gás carbônico, necessário para a
fotossíntese.
c) a planta morreu por falta de água, necessária para o seu metabolismo hídrico, já que a garrafa foi
mantida completamente fechada.
d) a planta sobreviveu, pois, em um ambiente fechado, ela não necessita de oxigênio, já que não faz
respiração e retira do solo todos os elementos necessários ao seu metabolismo.
e) a planta sobreviveu, já que tanto o oxigênio, o gás carbônico e a água eram reciclados ao longo do
metabolismo da planta, pelo fato de a garrafa ter sido mantida completamente fechada.