De acordo com a abordagem do dilema racial na sociedade brasileira após a Abolição da Escravidão, presente no fragmento,
“O dilema racial brasileiro, na forma em que ele se manifesta na cidade de São Paulo, lança suas raízes em fenômenos
de estratificação social. (...) O sistema de castas foi abolido legalmente [com a Abolição da Escravidão]. Na prática,
porém, a população negra e mulata (...) em vez de ser projetada, em massa, nas classes sociais (...), viu-se incorporada
à plebe”, como se devesse converter-se numa camada social dependente e tivesse de compartilhar de uma 'situação
de casta' disfarçada. ”
(FERNANDES, F. A persistência do passado. In: FERNANDES, F. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1972, pp. 84-85. Adaptado.)
pode-se afirmar corretamente que
por meio da qual ascendeu socialmente.
após a Abolição da Escravidão, a população negra e mulata escolheu continuar vivendo no sistema de castas.
com a Abolição da Escravidão, foram também abolidos o sistema de “castas disfarçadas” e as distinções entre classes sociais.
B)
C) a Abolição da Escravidão não promoveu a integração completa da população negra e mulata ao sistema de classes sociais.
D)
E)
o sistema de castas “disfarçadas” foi vantajoso para a população negra e mulata que, assim, deixou de ser considerada
como parte da “plebe”.
para que fosse aceita socialmente, a população negra e mulata teve que aderir a uma situação de casta “disfarçada”,