Entre os anos de 1930 e 1960, a prática social do baile se impôs como um dos entretenimentos mais
cultuados pelos paulistanos, juntamente com o cinema. No momento em que São Paulo assume as feições de
uma grande metrópole, os bailes passaram a demarcar o calendário das festas na cidade: aniversário dos clubes,
coroamento de concursos de miss, bailes de debutantes, réveillon, etc. Quanto ao ritmo, a presença marcante do
jazz se fazia notar nesse clima de alvorecer do cosmopolitismo paulista. Ao ser conquistada pela moda da dança,
Sao Paulo foi engolfada por uma onda que se acentuou no pós-guerra nas grandes cidades dos Estados Unidos
e da Europa.
(Adaptado de Francisco Rocha, “Na trilha das grandes orquestras. O ABC da cidade moderna. Aviões, Baile e Cinema”, em José Geraldo Vince de
Moraes e Elias Thomé Saliba (orgs.), História e Música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010, p. 382-383.)
A partir do enunciado e de seus conhecimentos responda às questões abaixo.
a) Explique as funções dos bailes, entre os anos de 1930 e 1960, na formação de um ideário de São Paulo
como uma cidade cosmopolita.
b) Caracterize o mundo do trabalho nas cidades brasileiras no contexto do pós-guerra.