A Peste Negra, que atingiu a Europa no séc. XIV, es-
palhou o pânico e transformou a maneira como se
concebia a morte. A Dança Macabra, expressão ar-
tística surgida nesse período, representava temas fu-
nebres e sombrios, como a decrepitude dos corpos
já em forma cadavérica ou esquelética. Ao chamar
a atenção para a fragilidade e a finitude da vida, su-
geria que todos, independentemente de sua posição
social, haviam de compartilhar o mesmo destino.
Com base na figura 2, nos textos e nos conhecimen-
tos sobre a Baixa Idade Média, assinale a alternativa
correta.
a) Em uma sociedade dividida em ordens, a Dança Ma-
cabra foi interpretada como uma crítica social que ni-
velava os estamentos em face do fenômeno da morte.
b) Na gravura, dois personagens são conduzidos por fi-
guras macabras, revelando que, devido às péssimas
condições de vida, os camponeses eram os que mais
temiam a morte.
c) Na maioria dos países, a epidemia de Peste Negra as-
solou burgos e castelos, mas preservou os campone-
ses do contágio, por estarem eles isolados no campo.
d) Por viverem nos mosteiros, os membros da Igreja fo-
ram poupados da Peste Negra, reforçando a imagem
do clero como estamento de origem divina.
e) Devido ao grande número de vítimas da Peste Negra,
a sociedade na Baixa Idade Média se tornou indife-
rente à morte, entendendo-a apenas como uma pas-
sagem a vida eterna.