O mito converte-se em esclarecimento e a na-
tureza em mera objetividade. O preço que
os homens pagam pelo aumento de seu po-
der é a alienação daquilo sobre o que exercem
o poder. O esclarecimento comporta-se com
as coisas como o ditador se comporta com
os homens. Este os conhece na medida em
que pode manipulá-los. O homem de ciência
conhece as coisas na medida em que pode
fazê-las. É assim que seu em-si torna para-
-ele. Nessa metamorfose, a essência das coi-
sas revela-se como sempre a mesma, como
substrato de dominação.
(ADORNO; HORKHEIMER. Dialética do Esclarecimento.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p.21.)
O uso da razão para fins irracionais criou, principal-
mente no século XX, uma desconfiança crônica a res-
peito da sua natureza e dos seus usos.
Com base nos conhecimentos sobre a racionalidade
instrumental presente no texto, assinale a alternativa
correta.
a)
Tanto a dominação da natureza quanto a alienação do
homem são o preço inevitável a ser pago pela razão,
pois o conhecimento ocorre quando o mundo e o ho-
mem se tornam objetos.
O esclarecimento, na medida em que efetiva a supe-
ração do mito, atualiza a essência e o próprio destino
do homem, que consiste em transformar a natureza,
produzindo objetos que tornam a vida mais confortá-
vel.
Mito e razão são forças primitivas antagônicas de na-
tureza distinta: o mito caracteriza-se pela imaginação,
fantasia e falta de objetividade; já a razão, pela objeti-
vidade, por cujos processos de formalização a certeza
é instituída.
Dada a dimensão puramente formal da ciência, os as-
pectos práticos do mundo da vida lhe são alheios, ra-
zão pela qual os usos com vistas à dominação são
estranhos à sua essência, resultando na dominação
de um mau uso prático.
A instrumentalizagao da razão e a objetivação da na-
tureza são dois momentos de um mesmo processo,
cujo resultado consiste em conceber o homem e o
mundo como objetos disponíveis à manipulação e ao
exercício de poder.