A intervenção genética poderia prejudicar
a consciência de autonomia do indivíduo,
nomeadamente aquela autocompreensão mo-
ral que se deve esperar de todo membro de
uma comunidade de direito, estruturada pela
igualdade e pela liberdade, quando eles têm
as mesmas chances de fazer uso de direitos
subjetivos igualmente distribuídos. Portanto, o
prejuízo que pode surgir não se situa no ni-
vel de uma privação de direitos. Ele consiste,
antes, na insegurança que um portador de di-
reitos civis sente em relação à consciência de
seu próprio status. Pessoas programadas não
podem mais se considerar como autores úni-
cos de sua própria história de vida, pois, em
relação às gerações que as precederam, elas
não podem mais se considerar ilimitadamente
como pessoas nascidas sob iguais condições.
(Adaptado de: HABERMAS, J. O futuro da natureza hu-
mana. A caminho de uma eugenia liberal? 2.ed. São
Paulo: WMF Martins Fontes, 2010, p.107-108.)
A intervenção genética possibilita uma reflexão so-
bre a mudança de compreensão da natureza humana
tradicionalmente concebida como permanente.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre ética
em Jurgen Habermas, considere as afirmativas a se-
guir.
A complexidade da decisão moral, no caso da
intervenção genética, dificulta a aplicabilidade
do modelo da ética discursiva, que prevê que o
acordo entre os concernidos é conquistado pelo
diálogo público, isto porque um dos concerni-
dos — no caso, a potencial pessoa em que o em-
brião se tornaria — ficaria excluído do debate ar-
gumentativo.
. A tendência contemporânea que defende a auto-
nomia da pesquisa, principalmente a partir dos
avanços da biotecnologia, em geral, e da inter-
venção genética, em particular, suscita a neces-
sidade de recorrer a uma regulamentação jurí-
dica que possa garantir o direito a uma herança
genética isenta de manipulação.
As questões acerca dos benefícios ou malefi-
cios advindos da aplicação da pesquisa gené-
tica são respondidas a partir da superioridade
hierárquica do saber da ciência em relação aos
valores éticos vigentes, no sentido de que o co-
nhecimento científico está suficientemente legi-
timado para impor princípios materiais objeti-
Vos.
Os possíveis dilemas da programação genética
encontram respostas suficientemente satisfató-
rias ao fazer uso da igualdade existente entre o
reino do discurso e o da ação, representado pela
discussão política dos conselhos públicos, e o
da necessidade e do trabalho, representado pela
racionalidade estratégica da técnica moderna.
Assinale a alternativa correta.
a
b
d
e
) Somente as afirmativas le Il são corretas.
) Somente as afirmativas le IV são corretas.
c) Somente as afirmativas Ille IV são corretas.
) Somente as afirmativas |, Ile Ill são corretas.
) Somente as afirmativas Il, Ile IV são corretas.