Esses artifícios de montagem, mixagem e scratching dão
ao rap uma variedade de formas de apropriação que
parecem tão volúveis e imaginativas quanto as das artes
maiores — como, digamos, as exemplificadas na “Mona
Lisa de bigode” de Duchamp e nas múltiplas reduplicações
de imagens comerciais pré-fabricadas de Andy Warhol. O
rap também apresenta uma variedade de conteúdos. Não
apenas utiliza trechos de canções populares, como
tambem absorve ecleticamente elementos da musica
clássica, de apresentações de IV, de Jingles de
publicidade e da música eletrônica de videogames. Ele se
apropria até mesmo de conteúdos não musicais, como
reportagens de jornais na TV e fragmentos de discursos de
Malcom X e Martin Luther King.
(Richard Shusterman, Vivendo a arte. São Paulo: Editora 34, 1998, p.149.)
(Marcel Duchamp, “Mona Lisa de Bigode”, 1919.)
A emergência e a consolidação do rap como linguagem
artística foram cercadas de polêmicas de natureza ética,
política e cultural. Com base no excerto acima e no quadro
de Marcel Duchamp, assinale a alternativa correta.
a) Os elementos poéticos do rap não podem ser
comparados aos procedimentos das artes maiores,
pois sua preocupação é mais política do que artística.
b) A incorporação das referências culturais nas canções
dos Racionais Mc's é comparável ao gesto de Marcel
Duchamp ao pintar um bigode na Mona Lisa, de
Leonardo da Vinci. Ambos são apropriagdes
imaginativas e críticas.
c) O modernismo de Marcel Duchamp, os quadros do
pintor norte-americano Andy Wahrol e as canções de
rap não têm valor artístico, pois expressam a
degradação e o ecletismo de uma sociedade de
massas.
d) O rap dos Racionais Mc's e as artes modernas não
fazem distinção entre a cultura erudita e a de massa,
misturam os seus elementos e produzem obras
destituídas de crítica social.