Um dos grandes desafios para a consolidação de uso do hidrogênio como combustível é seu
armazenamento seguro e em grande quantidade. O hidrogênio pode ser armazenado puro, como gás ou líquido.
Atualmente, parece mais adequado armazenar o hidrogênio na forma de hidretos metálicos ou adsorvido em
materiais porosos nanoestruturados. Para que o armazenamento seja considerado eficiente, o material deve
apresentar capacidade de armazenamento máxima em pressão constante e boa reversibilidade; ou seja, O
armazenamento (adsorção) e a
liberação (dessorção) devem ocorrer em condições similares. Essas
características do armazenamento podem ser observadas em um gráfico denominado “isoterma de adsorção”,
que é uma curva de composição de hidrogênio no material (C, kg de H5/kg de material) em função da pressão.
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Adsorção
DD
Pressão Ha (bar)
0,1
0,0 0,2
Dessorção
0,6
C (kg Ha/kg material)
a) A figura ao lado mostra a isoterma de três materiais que
poderiam ser empregados para armazenar H,. Qual curva
(A, B ou C) representa o melhor material para se
armazenar o hidrogênio”? Justifique sua escolha.
b) Um carro com motor a combustão interna consome 24
kg de gasolina (d = 700 kg m”) ou 8 kg de hidrogênio para
percorrer uma distancia de 400 km, adsorvido em um
material intermetalico do tipo Mg,Ni. Considerando que a
massa e o volume de um carro médio sao
aproximadamente de 6 mº e 1.000 kg, respectivamente,
uma possível desvantagem desta tecnologia alternativa
estaria relacionada à massa ou ao volume relativamente
ocupado pelo Mg5Ni? Justifique.
Dados do Mg,Ni: capacidade de armazenamento de H, = 3,6 kg de H5 por 100 kg de Mg,Ni; densidade = 3.400
kgm”.