Inspirado pela febre de jogos virtuais que utilizam realidade ampliada, um professor de Ciências solicitou aos alunos
a confecção de um projeto de jogo utilizando animais. Um dos estudantes propôs um jogo de captura de animais que
estariam espalhados em oito áreas da cidade:
. A B C D
REGIAO SUL Formiga Sapo Carrapato Planária
Camarão Jacaré Aranha Tênia
. E F G H
REGIAO NORTE Galinha Anêmona-do-mar Caramujo Minhoca
ee Urso Ouriço-do-mar Polvo Sanguessuga |
a) Sua intenção era colocar em cada área da cidade dois animais pertencentes ao mesmo filo. Entretanto, em ao menos uma
das áreas colocou animais de filos diferentes. Indique a(s) área(s) em que foram colocados filos diferentes e identifique
esses filos.
b) Para vencer o jogo, o jogador deveria capturar animais de ao menos quatro filos diferentes. Caso optasse por explorar
apenas uma das regiões, SUL ou NORTE, o jogador venceria? Demonstre sua resposta.
c) Na caixa de armazenamento do jogo, cabem no máximo três animais por filo. Caso o jogador capturasse mais de três
animais de um mesmo filo, teria que descartar os excedentes. Se o jogador capturasse todos os 16 animais, quantos
teriam que ser descartados?” Identifique os filos dos animais que seriam descartados.