Jean-Baptiste Debret, Retrato de Hyacinthe Rigaud, Retrato de
o
El Rei Dom Joao VI, 1817. Luís XIV, 1701. Museu do
Museu Nacional de Belas Artes, Louvre, Paris.
Rio de Janeiro.
A partir das fontes visuais reproduzidas e de seus
conhecimentos, assinale a alternativa correta.
a)
A Única monarquia americana precisou afirmar a figura
do governante e sua memória política, recorrendo à
imagética da autoridade real francesa do Antigo
Regime. Este mecanismo foi enaltecido pela imprensa
do liberalismo constitucional.
Debret usou o quadro de Rigaud como referência
visual e preparou retratos em seu estúdio no Rio de
Janeiro. Isto era importante, pois a autoridade
monárquica joanina assentou-se na liturgia política e
no pouco uso da violência.
O retrato de D. João não foi pintado para ser exposto,
embora existisse no Rio de Janeiro da época um
circuito expositivo de salões de belas artes,
pinacotecas, museus, onde pudesse ser visto. Tais
espaços foram renomeados na República.
O projeto de europeização da corte do Rio de Janeiro
e a necessidade de afirmar a autoridade de D. Joao VI
levaram a uma política de fomento à imagética do
poder baseada, aqui, na da monarquia francesa.