TEXTO 1
A Estética sob o aspecto de mera “ciência da sensibilidade” chega ao seu fim no século XX e é progressivamente subs-
tituída por um discurso que conjuga racionalidade e afetividade. Agora será preciso tentar compreender aisthesis não mais
através da dicotomia tradicional entre senso (razão) e sensível (afetividade), mas como uma experiência simultânea de
percepção sensível e percepção de sentido (racional).
(Charles Feitosa. Explicando a filosofia com arte, 2004. Adaptado.)
TEXTO 2
Inicialmente Kant opera com o termo estética na Crítica da razão pura segundo o significado de conhecimento sensível,
no campo da teoria do conhecimento. Nessa obra, a estética designa uma importante parte da teoria do conhecimento.
Segundo Kant, “sem sensibilidade nenhum objeto nos seria dado, e sem entendimento nenhum objeto seria pensado. Pen-
samentos sem conteúdo são vazios, intuições sem conceito são cegas”. O conhecimento possui duas partes.
(Marco Aurélio Werle. “O lugar de Kant na fundamentação da estética como disciplina filosófica”.
In: Doispontos, vol. 2, nº 2, outubro de 2005. Adaptado.)
a) Qualo principal objeto de investigação filosófica da disciplina Estética? Por que a Estética é tradicionalmente associada
a sensibilidade?
b) De acordo com o texto 2, quais são as “duas partes” do conhecimento? Qual a importância da estética na produção do
conhecimento?