Observe a tabela abaixo, que apresenta o número de africanos escravizados que desembarcaram no
Brasil, após a independência, e considere o texto do historiador Sidney Chalhoub.
Periodo Número de africanos escravizados que desembarcaram no Brasil
1826-1830 329.670
1831-1835 101.924
1836-1840 313.784
1841-1845 162.170
1846-1850 324.991
1851-1855 8.292
1856-1860 520
Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2018.
Não obstante a proibição legal, e após decrescimento temporário nas entradas de africanos durante a primeira
metade da década de 1830, o comércio negreiro, então clandestino, assumiu proporções aterradoras nos anos
seguintes, impulsionado pela demanda por trabalhadores para as fazendas de café, useiro e vezeiro no logro
aos cruzeiros britânicos, auxiliado pela conivência e corrupção de autoridades públicas e com o apoio de
setores diversos da população. [...] Não custa meditar por um momento no que se acaba de anunciar: a
rqueza e o poder dos cafeicultores, que se tornaria simbolo maior da prosperidade imperial ao longo do
Segundo Reinado, viabilizaram-se ao arrepio da lei, pela aquisição de cativos provenientes de contrabando.
CHALHOUSB, Sidney. 4 força da escravidão: ilegalidade e costume no Brasil oitocentista.
Rio de Janeiro: Cia. das Letras, 2012. p. 36-37.
Considere as seguintes afirmações sobre os dados e o texto acima.
I - O tráfico transatlântico, durante a maior parte do Império Brasileiro, foi uma prática ilegal, sustentada,
entre outras coisas, pelo conluio de elites econômicas com setores da administração monárquica.
H - A flutuação do número de africanos escravizados que desembarcaram no Brasil explica-se apenas
pela dinâmica de oferta e procura, sem o impacto de leis e tratados nacionais e internacionais.
HI- O número de africanos escravizados teve um imediato decréscimo nos cinco anos seguintes à
aprovação da Bill Aberdeen pelo parlamento britânico, que autorizava o aprisionamento de navios
negreiros pela Marinha inglesa.
Quais estão corretas?
(A) Apenas IT.
(B) Apenas II.
(C) Apenas TII.
(D) Apenas I e III.
(E) I, Ile III.