Durante a aula de biologia de uma escola, certo professor esquematizou na lousa
(desenho abaixo) uma das fases pertencentes a um específico tipo de divisão
celular, tema que os alunos estavam estudando naquele momento.
Em seguida, o professor pediu a seus alunos que escrevessem no caderno se a
ilustração representava uma fase da meiose ou uma fase da mitose. Deveriam,
também, identificar o nome da fase escolhida e justificar.
Cinco alunos diferentes, indicados na tabela, atenderam ao pedido do professor
e escreveram em seus cadernos as seguintes informações:
Informações contidas no caderno
Nome do
Fase escolhida Justificativa
Aluno
Cromossomos com alto grau de
espiralização.
Cromossomos com alto grau de
espiralização.
Separação das cromátides-irmãs devido ao
encurtamento das fibras do fuso.
Pareamento dos Cromossomos homólogos
na região mediana da célula.
Pareamento das Cromátides-irmãs na
região mediana da célula.
Maria Metafase Mitótica
Roberto | Metafase II Meiotica
Denise Anatase I Meiotica
Carlos | Metafase I Meiotica
Marcelo Telófase Mitótica
O processo ilustrado foi melhor descrito por
a) Maria.
b) Roberto.
c) Denise.
d) Carlos.
e) Marcelo.