5. Alguém já escreveu que a internet é um instrumento democrático. Tomada ao pé da letra, essa
afirmação é falsa. Eu gostaria de corrigi-la, acrescentando: a internet é um instrumento potencialmente
democrático. Para fazer uma pesquisa navegando na web, precisamos saber como dominar os
instrumentos do conhecimento: em outras palavras, precisamos dispor de um privilégio cultural que é ligado
ao privilégio social.
As escolas precisam da internet, mas a internet precisa de uma escola onde o ensino real acontece. A
internet não apenas faz referência aos livros, mas pressupõe livros. A leitura fragmentada em palavras e
frases isoladas do contexto integral sempre foi parte da leitura de cada um, mas o livro é o instrumento que
nos ensina a dominar a extraordinária velocidade da internet — para ser capaz de usá-la, você precisa
aprender a “ler devagar”.
Não consigo imaginar que alguém possa aprender sozinho, sem modelos, a prática profundamente artificial
da leitura lenta. Daí a internet pressupor não apenas os livros, mas também aqueles que ensinam a ler
livros — ou seja, professores em carne e osso.
(Adaptado de “Carlo Ginzburg: a internet é um instrumento potencialmente democrático”. Disponível em http://www .fronteiras.com/artigos/carlo-ginzburg-a-
internet-nao-apenas-remete-aos-livros-como-tambem-pressupoe-livros-142/135419. Acessado em 02/09/2018.)
a) De que argumentos o autor se vale para refutar a afirmação de que a internet é um instrumento
democrático?
b) Explique por que a internet pressupõe “professores em carne e osso" e livros.