TEXTO 1
O Iluminismo não é somente uso crítico da razão; é também o compromisso de utilizar a razão e os resultados que ela
pode obter nos vários campos de pesquisa para melhorar a vida individual e social do homem. O compromisso de transfor-
mação, próprio do Iluminismo, leva à concepção da história como progresso, ou seja, como possibilidade de melhoria do
ponto de vista do saber e dos modos de vida do homem. Por outro lado, na cultura contemporânea, a crença no progresso
foi muito abalada pela experiência das duas guerras mundiais e pelas mudanças que elas produziram no campo da história.
(Nicola Abbagnano. Dicionário de filosofia, 2000. Adaptado.)
TEXTO 2
Ha um quadro de [Paul] Klee que se chama Angelus Novus. Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo
que ele encara fixamente. Seus olhos estao escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas. O anjo da historia deve
ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma
catástrofe unica, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés. Ele gostaria de deter-se para
acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta
força que ele não pode mais fechá-las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas,
enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos progresso.
(Walter Benjamin. “Sobre o conceito de história”. In: Magia e técnica, arte e política, 1987.)
a) De acordo com o texto 1, qual é a relação entre razão e progresso? Explique o papel contraditório da ciência para a
realização do progresso na história.
b) Cite as informações do texto 1 que justificam a concepção de Walter Benjamin sobre o progresso. Explique por que,
segundo Benjamin, a história pode ser entendida como progresso da barbárie.