Na última década, os sites de comércio eletrônico têm alterado preços com base em seus hábitos na
Web e atributos pessoais. Qual é a sua situação geográfica e seu histórico de compras? Como você chegou
ao site de comércio eletrônico? Em que momentos do dia você o visita? Toda uma literatura emergiu sobre
ética, legalidade e promessas econômicas de otimização de preços. E o campo está avançando
rapidamente: em setembro passado, o Google recebeu a patente de uma tecnologia que permite que uma
companhia precifique de forma dinâmica o conteúdo eletrônico. Pode, por exemplo, subir o preço de um
livro eletrônico se determinar que você tem mais chances de comprar aquele item em particular do que um
usuário médio; ao contrário, pode ajustar o preço para baixo como um incentivo se julgar que é menos
provável que você o compre. E você não saberá que está pagando mais do que outros exatamente pelo
mesmo produto.
(Michael Fertik, Um conto de duas intemets. Scientific American Brasil, São Paulo, março 2013, p. 18.)
a) Considerando as informações presentes no trecho, explique o sentido de “precificar”.
b) Substitua os dois conectivos “se” sublinhados, fazendo as adaptações gramaticais necessárias e
mantendo o nível de formalidade do período.