A esgrima é um esporte cujo objetivo é tocar o adversário com uma lâmina, ao mesmo tempo em que se evita ser tocado
por ela. Como um combate pode se tornar muito rápido, às vezes é difícil distinguir se algum toque foi dado, por isso
surgiu a esgrima elétrica, praticada com equipamentos eletrônicos cujo intuito é facilitar a observação do combate. Nela,
fios ligam a roupa e a arma do atleta a um sistema eletrônico que faz 0 registro dos toques.
A figura a seguir é um esquema simplificado do circuito ligado à roupa de cada esgrimista
No circuito, quando o atleta é atingido pela lâmina, a chave S se fecha e a lâmpada A
acende.
Considere que
A - a bateria ideal tem 12 V;
- a resistência da lâmpada é igual a 200 O;
“AMAS TODA
Assinale a alternativa que indica, em miliamperes (mA), a corrente do circuito no momento em que o atleta
recebe o toque da lâmina
(A) 60 (B) 120 (Cc) 180 (D) 240 (E) 300