Em um jogo de tabuleiro, cada jogador escolhe um rosto. O ob-
jetivo é, por meio de perguntas que serão respondidas com “sim”
descobrir a personagem escolhida pelo adversário. A
figura apresenta as peças de uma das versões desse jogo.
Um professor de biologia adaptou esse jogo para o contexto de
uma aula. Nos tabuleiros e fichas, no lugar de rostos, foram in-
seridos animais. Os alunos foram divididos em dois grupos, o
primeiro escolheu o animal A e o segundo o animal B. Os grupos
fizeram as seguintes perguntas, na tentativa de descobrir o ani-
“mal escolhido pelo seu oponente:
Perguntas sobre o animal
Possui coração com quatro câmaras?
“Apresenta glândula uropigiana?
Apresenta caninos desenvolvidos?
Quando comparado à maioria das espécies de sua
ordem, esse animal tem metabolismo mais baixo?
“A relação massa corporal x superfície corporal —
é caracteristica de sua ordem?
Perguntas sobre o animal B (Respostas.
A epiderme é espessa e muito queratinizada?
O oxigênio chega aos tec:
Troca periodicamente a camada epidérmica mais
extema?
Os animais A e B são, respectivamente,
(A) camundongo e ema
(B) cabra e cigarra.
(C) capivara e lagarto.
(D) galinha e louva-deus.
(E) vaca e jiboia.