Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido
para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão.
A maioria desses estudos diz respeito às crianças —
o que é bastante compreensível pela quantidade de
tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas
possíveis implicações desse comportamento para a
socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o
impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e
a natureza das notícias exibidas na televisão.
GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.
O texto indica que existe uma significativa produção
científica sobre os impactos socioculturais da televisão
na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são
as mais vulneráveis a essas influências, porque
© codificam informações transmitidas nos programas
infantis por meio da observação.
O adquirem conhecimentos variados que incentivam o
processo de interação social.
O interiorizam padrões de comportamento e papéis
sociais com menor visão crítica.
O observam formas de convivência social baseadas
na tolerância e no respeito.
@ apreendem modelos de sociedade pautados na
observância das leis.