No final do século XIX, as Grandes Sociedades
carnavalescas alcançaram ampla popularidade entre os
foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso
objetivo em relação à comemoração camavalesca em
si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados pelas
principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo
(brincadeira que consistia em jogar água nos foliões) e
outras práticas difundidas entre a população desde os
tempos coloniais, substituindo-os por formas de diversão
que consideravam mais civilizadas, inspiradas nos
camavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia disposto
a abrir mão de suas diversões para assistir ao carnaval
das sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados
praticantes, poderia coexistir perfeitamente com os desfiles.
PEREIRA. CS. Os vonhores da ator: a procença ds mulheres ras Gran Sociedades
‘camavoiesca caraca am fr do sóculo XX. nc CUNHA, MP. Carmavais o outras
frestas: ensaio de hist soci 6 cure. Compas: Urcamp: Cocut, 2062 (captado
Manifestações culturais como o camaval também têm
sua própria história, sendo constantemente reinventadas
ao longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades,
descrita no texto, mostra que o camaval representava um
momento em que as
O distinções sociais eram deixadas de lado em nome
da celebração.
O aspirações cosmopolitas da elite impediam a
realização da festa fora dos clubes.
@ liberdades individuais eram extintas pelas regras das
o
e
autoridades públicas.
tradições populares se transformavam em matéria de
disputas sociais.
perseguições policiais tinham caráter xenófobo por
repudiarem tradições estrangeiras.