Exercício 17735

(MACKENZIE - 2010)Número Original: 36Código: 17735

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Classificação de uma cadeia Carbônica Química Orgânica Hibridização Representação em fórmula estrutural Rec Determinação da Fórmula molecular a partir de uma cadeia carbônica .f

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010

Cientistas “fotografam” molécula individual Os átomos que formam uma molécula foram visualizados de forma mais nítida pela primeira vez, por meio de um microscópio de força atômica. A observação, feita por cientistas em Zurique (Suíça) e divulgada na revista “Science”, representa um marco no que se refere aos campos de eletrônica molecular e nanotecnologia, além de um avanço no desenvolvimento e melhoria da tecnologia de dispositivos eletrônicos. De acordo com o jornal espanhol “El País”, a molécula de pentaceno pode ser usada em novos semicondutores orgânicos. Folha Online, 28/08/2009 Acima, foto da molécula de pentaceno e, abaixo, representação da sua fórmula estrutural. A respeito do pentaceno, são feitas as afirmações I, II, HI e IV. I. É uma molécula que apresenta cadeia carbônica aromática polinuclear. II. A sua fórmula molecular é CoHyy TI. O pentaceno poderá ser utilizado na indústria eletrônica. IV. Os átomos de carbono na estrutura acima possuem hibridização sp. Estão corretas a) LIL HelIV. b) II, Ile IV, apenas. e) I, Ie III, apenas. d) I Ile IV, apenas. e) IL Ile IV, apenas.