Quando se percorre a história das repúblicas, vê-se que todas elas
foram ingratas com seus concidadãos: mas há menos exemplos disto em
Roma do que em Atenas, ou em qualquer outra cidade de governo popular.
Se se quiser conhecer a razão, creio que ela está em que os romanos
tinham menos motivos do que os atenienses para temer a ambição dos
concidadãos.
Nicolau Maquiavel, Comentários sobre a Primeira Década de Tito Lívio
Podemos considerar as conclusões de Maquiavel verdadeiras se levarmos em
conta que,
a)
b)
d)
em Roma, passou-se por um grande periodo de estabilidade, sem lutas pelo
poder entre os cidadãos, que foi do fim da Monarquia à ascensão de Mário
e Sila, na República; já em Atenas, a desconfiança em relação aos cidadãos
remontava à época da tirania, e, ao eliminarem-na, os atenienses criaram a
instituição do ostracismo, para punir os cidadãos que ameaçassem a nascente
democracia.
em Roma, o período de instabilidade remontava à época da Monarquia,
quando os reis usurparam as liberdades individuais em prol da coletividade,
em uma clara divisão entre patrícios e plebeus; já em Atenas, a luta pelo
poder entre cidadãos remontava à época da República, uma vez que os
tiranos exerciam o poder em nome dos aristocratas, mas atraíam o apoio
das massas com medidas populares.
em Roma, não houve disputas pelo poder, uma vez que a República permitia
livre acesso à política, por meio das magistraturas e das Assembleias,
permitindo a participação política no conjunto da sociedade; já em Atenas,
a democracia era restrita a quem fosse considerado cidadão e, por isso,
gerava constantes conflitos entre a ampla camada de não-cidadãos e a elite
aristocrática.
em Roma, apesar de ampliar a prática da cidadania, esta era controlada pela
elite patrícia e alijava do poder a camada de plebeus, a maioria na cidade;
já em Atenas, apesar de excluir mulheres, crianças, escravos e estrangeiros,
a democracia era exercida por todos aqueles considerados cidadãos, sem
distinção censitária e com amplos poderes de decisão perante as instituições
políticas da cidade.
em Roma, não havia motivo algum para temer as lutas pelo poder, pois as
instituições republicanas só foram consolidadas no final da República, época
em que a cidade já era invadida pelos povos denominados bárbaros; em
Atenas, as lutas entre os cidadãos remontavam à época da tirania, exercida
por Clístenes que, ao cercear as liberdades individuais, sofreu forte oposição
dos eupátridas.