O professor chamou a atenção dos alunos para o fato de que
todos os ipês-roxos existentes nas imediações da escola flo-
resceram quase que ao mesmo tempo, no início do inverno.
Por outro lado, os ipês-amarelos, existentes na mesma área,
também floresceram quase que ao mesmo tempo, porém já
próximo ao final do inverno. Uma possível explicação para
este fato é que ipês-roxos e ipês-amarelos apresentam
(A) pontos de compensação fótica diferentes e, provavelmen-
te, são de espécies diferentes.
(B) pontos de compensação fótica diferentes, e isto não tem
qualquer relação quanto a serem da mesma espécie ou
de espécies diferentes.
(C) fotoperiodismos diferentes e, provavelmente, são de
espécies diferentes.
(D) fotoperiodismos diferentes, e isto não tem qualquer re-
lação quanto a serem da mesma espécie ou de espécies
diferentes.
(E) fototropismos diferentes, e isto não tem qualquer relação
quanto a serem da mesma espécie ou de espécies dife-
rentes.