Observe os quadrinhos a seguir.
O Imperador nunca k : ¢) * "NASCI PARA
escondeu quão enfadonha Sl \ CONSAGRAR-ME
: a / |] : ÀS LETRAS E ÀS
The parecia a política.
on =]
à) Na Câmara, só aparecia no : | Ae ‘ A OCUPAR POSIÇÃO POLÍTICA,
ras LA PREFERIA À DE PRESIDENTE DA
começo e no final do ano, para f hs REPÚBLICA OU MINISTRO À DE
abrir e fechar os trabalhos. N | / IMPERADOR." (*)
(*) Diário de d. Pedro II, 31/12/1861.
Interessado na educação, SENHO ESSEE PERDOE
“o Imperador frequentava DO BRASIL, QUISERA SER
concursos nas escolas de [ MESTRE-ESCOLA!
Medicina, Politécnica, | a
Militar e Naval.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. As barbas do imperador: D. Pedro Il, a história de um monarca em quadrinhos. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
Uma das principais características do imperador destacada nas imagens foi a/o
a) redefinição das nossas fronteiras nacionais.
b) primazia dos assuntos de política externa.
c) contraponto à elite escravocrata anti-iluminista.
d) desinteresse em assuntos estritamente políticos.
e) formação do Exército para a guerra nas fronteiras.