Sejamos sinceros: futurismo, cubismo, impressionismo e
tutti quanti! não passam de outros tantos ramos da arte cari-
catural. É a extensão da caricatura a regiões onde não havia
até agora penetrado. Caricatura de cor, caricatura de forma
— caricatura que não visa, como a primitiva, ressaltar uma
ideia cômica, mas, sim, desnortear, aparvalhar o espectador.
(Monteiro Lobato. “Paranoia ou mistificação”.
O Estado de S.Paulo, 20.12.1917. Adaptado.)
" tutti quanti: todo o mundo.
A controvérsia protagonizada por Monteiro Lobato deveu-se
(A)
(B)
à defesa da manutenção da arte consolidada tradicional-
mente, enquanto os modernistas atuavam no sentido das
transformações estéticas.
ao seu repúdio pelas caricaturas, afirmando que tais re-
presentações eram comuns na Europa, mas não deve-
riam ser classificadas como manifestações artísticas no
Brasil.
ao fato de que os modernistas eram financiados pelas
oligarquias cafeeiras, despertando a indignação do autor
com a falta de participação popular no movimento.
à discordância com os estilos pictóricos importados, que
procuravam substituir a longa tradição da literatura re-
gionalista brasileira na representação das comunidades
rurais do país.
ao seu apreço pelas vanguardas europeias, chamando
a atenção dos artistas brasileiros para que buscassem
se aproximar mais das características destas correntes.