Algumas vanguardas artísticas do começo do século XX apresentaram, em suas concepções estéticas, elementos do chamado
“primitivismo”, a partir de visões dos artistas do que era o “índio” ou o “nativo”. No Brasil, o movimento modernista, em seu Ma-
nifesto Antropófago,
(A)
(B)
(C)
(D)
(E)
recorre ao ritual da antropofagia como uma espécie de metáfora do tipo de relação que propunha entre os artistas bra-
sileiros e a cultura estrangeira, sobretudo a arte europeia.
batiza assim seu manifesto como uma homenagem aos índios brasileiros que, por meio de práticas como a antropofagia,
resistiram à colonização, tal como deveria acontecer no meio artístico.
sela o compromisso de produzir uma arte genuinamente brasileira, inspirada no indianismo romântico e tomando como
exemplo a bravura dos povos originários ante os europeus.
usa a imagem da violência praticada na antropofagia para simbolizar a guerra q ue seria por eles tr avada contra os ca-
nones da vanguarda europeia, em nome de uma arte primitivista.
alude ao ritual antropofágico de forma irônica, satirizando o medo que esse ritual provocava nos europeus, a despeito de
não lhes oferecer perigo algum, já que era um costume intertribal.