Leia o texto a seguir.
Não há, pois, dúvida alguma de que sou, se ele me
engana; e, por mais que me engane, não poderá ja-
mais fazer com que eu nada seja, enquanto eu pen-
sar ser alguma coisa. De sorte que, após ter pensado
bastante nisso e ter examinado cuidadosamente to-
das as coisas, cumpre enfim concluir e ter por cons-
tante que esta proposição, eu sou, eu existo, é neces-
sariamente verdadeira todas as vezes que a enuncio
ou que a concebo em meu espírito.
DESCARTES, René. Meditações. Tra. de J. Guinsburg e Bento
Prado Júnior. São Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 267.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia
de Descartes, assinale a alternativa correta.
a)
b)
O conhecimento é impossível, pois todas as tentativas de
justificá-lo levam a um inevitável regresso ao infinito.
A dúvida metódica demonstra a impossibilidade de se atin-
gir conhecimento verdadeiro, pois a dúvida torna-se genera-
lizada.
Os seres humanos são incapazes de obter conhecimento,
porque estão sempre sujeitos a um gênio maligno que tudo
faz para confundi-los.
A dúvida metódica prova a verdade absoluta do cogito que,
por isso, será o fundamento seguro para todo conhecimento.
O conhecimento absolutamente verdadeiro é aquele que tem
origem nos sentidos, que são a fonte mais firme e segura
para se alcançar a verdade.