Branding é um termo oriundo da língua inglesa utilizado para se referir às diferentes ações
relacionadas à criação e à gestão de marcas. Esse termo também se aplica à ação de criação,
fortalecimento e divulgação da identidade ou imagem de determinado território, com
características únicas que o tornem distinto perante outros.
Alguns dos principais objetivos das ações de branding de território são: aumentar seu atrativo
como lugares de investimento empresarial; melhorar sua posição competitiva no mercado
turístico; fortalecer a identidade dos cidadãos com seu lugar de residência e aumentar
sua autoestima; obter predisposição para consumir mercadorias características de um
determinado lugar; facilitar o desenvolvimento do território.
VALDIR DALLABRIDA
Adaptado de GRIEBELER, M. (org.). Dicionário de desenvolvimento regional e temas correlatos. Uruguaiana, RS: Conceito, 2021.
Uma iniciativa muito praticada nas ações de branding de território é a demarcação de áreas
caracterizadas pela:
(A) eficiência da cultura cerealífera
(B) qualidade da extração carboniífera
(C) singularidade da produção vinícola
(D) antiguidade da manufatura automotiva