Leia atentamente o seguinte excerto:
“Nos anos 50 [...] chegou ao apogeu da sua
popularidade, sobretudo entre as massas urbanas e
os migrantes recém-chegados à cidade grande. [...]
Estes filmes cômicos, produzidos principalmente
pela Atlântida, conseguiram articular as
transformações socioculturais testemunhadas pelo
povo durante uma década caracterizada por um
crescimento econômico dramático e pela
intensificação dos processos de industrialização,
urbanização e migração interna.[...] este gênero
refletiu os efeitos que a modernidade e a expansão
capitalista produziram nas classes populares, e que
ajudou os marginalizados, particularmente os
migrantes alienados, a se adaptarem à vida urbana.
[...] o povo podia identificar-se com os
protagonistas e as experiências deles na cidade”.
SHAW, Lisa. The Brazilian ... of the 1950s and Notions of
Popular Identity. Luso-Brasilian Review. v. 38, nei, 2001.
University of Wisconsin Press.
Assinale a opção que corresponde ao fenômeno
cultural originado no fim dos anos 1940, que teve
seu apogeu dos anos 1950 até o início da década de
1960, a que o excerto acima se refere.
A) Cinema Novo, estabelecido por Glauber Rocha,
Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues, entre
outros, que se destacou pela crítica à sociedade
brasileira, por sua desigualdade de base racial e
classista.
B) Filmes televisivos, estabelecidos a partir da
fundação da TV Tupi e da TV Globo, que
reproduziam fielmente o cotidiano da população
brasileira, o que ocasionou grande sucesso.
C) Chanchadas, estilo de cinema baseado em
comédias de situação que valorizavam um
humor ingênuo e caricato, mas que também
fazia paródia das produções do cinema
hollywoodiano.
D) Filmes produzidos pela TV Tupi nas décadas de
50 e 60, que funcionaram como um celeiro para
o surgimento de atores e atrizes que se
destacariam no cinema e na televisão
posteriormente.