“Dizem os índios da
aldeia da Ibiapaba... que por eles serem
muitos, e cada vez se lhes agregam mais
tapuias, que já hoje passam de
quatrocentos, e por constarem as terras
que lhes foram demarcadas de muitas
penedias, e quebradas inúteis, e as poucas
que eram capazes de plantas já estarem
cansadas, não acham já a onde possam
plantar... de que nasce haver na aldeia
uma contínua fome, e se não fora a
caridade de seus missionários de cem
viúvas desamparadas, e muitos meninos
órgãos estranhos em serviço dos
moradores, morriam de fome: de que
como eles suplicantes não têm
mantimentos para si, não poder om eles
remediar a outros.” (solicitação de Carta de
Sesmaria — Documento do Conselho Ultramarino, 12
de out. 1720, APUD PINHEIRO, Francisco José.
Mundos em confronto: povos nativos e europeus na
disputa pelo território. IN: SOUZA, Simone (org.).
Uma nova história do Ceará. Fortaleza: Edições
Demócrito Rocha, 2000, p. 24).
Considerando o texto acima, assinale a
alternativa correta sobre o processo inicial
de invasão europeia e os conflitos gerados
no território hoje denominado de Ceará.
AJA terra, para os povos indígenas, não era
vista como um meio de produção na
perspectiva mercantil, ao contrário, deveria
ser um espaço da liberdade e de possiblidade
de viver sem serem constrangidos pelo
branco colonizador;
B) Os lusos-brasileiros justificavam o uso das
terras pelas necessidades coletivas sem
preocupação com o lucro, referenciando os
pedidos de sesmarias na ancestralidade de
presença territorial;
C) Para os povos indígenas, o que assegurava a
posse da terra era ela estar devoluta e torná-la
produtiva para a possibilitar lucros à Fazenda
Real, na perspectiva mercantil;
D)JOs conquistadores, tanto colonos como
missionários, procuravam pelos mais diversos
meios se aliar aos povos indígenas, para tanto
se submetiam aos modos de vida dos nativos;
E) Para os povos indígenas, a terra era
fundamentalmente um meio de produzir
mercadorias; enquanto que, para os europeus,
o território era fator de indispensável à sua
integridade física e sociocultural;