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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNIVESP - 2019)Número Original: 1Código: 9565975

Prova Objetiva e Redação - Segundo Semestre

Aspectos da democracia ateniense e da participação política em Atenas na Antiguidade Clássica .f Questões de identificações (Hist.) Grécia.b
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Questão de Vestibular - UNIVESP 2019
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No Brasil, desde a Constituição de 1988, o sufrágio universal foi instituído para a escolha de vereadores, prefeitos, senadores, deputados estaduais e federais, além de governadores e presidentes da República. Sufrágio universal significa que todo o cidadão dentro das normas legais tem direito ao voto. Tal configuração de participação política foi uma vitória no sentido de ampliação dos critérios da democracia representativa no país, já que todos os cidadãos com mais de 16 anos, homens ou mulheres, alfabetizados ou analfabetos, têm direito a escolher seu representante por meio do voto. Acesso em: 29.05.2019. Adaptado. De acordo com o texto, na democracia brasileira atual, o direito ao voto se estende a todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos. Já na democracia ateniense, na Antiguidade, o direito ao voto era restrito a (A) homens e mulheres, atenienses, filhos de pais atenienses ou estrangeiros, livres, maiores de idade. (B) homens e mulheres, atenienses e estrangeiros, livres e escravos, maiores e menores de idade. (C) homens, atenienses, filhos de pais atenienses, livres, maiores de idade. (D) homens, atenienses, filhos de pais atenienses, livres e escravos, maiores e menores de idade. (E) homens, atenienses, filhos de pais atenienses ou estrangeiros, livres e escravos, maiores de idade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Aspectos da democracia ateniense e da participação política em Atenas na Antiguidade Clássica .f

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1(PUC-CAMPINAS - 2022)Número Original: 37Código: 11760343

Prova Geral - Conhecimentos Gerais e Redação - Azul (Direito)

Aspectos da democracia ateniense e da participação política em Atenas na Antiguidade Clássica .f Grécia.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2022
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Considere as seguintes proposições acerca da democracia ateniense: I. Eram excluídos da possibilidade de exercer cargos representativos as mulheres, os estrangeiros e os homens livres sem propriedades, enquanto os demais podiam participar das instituições democráticas. II. Dentre os princípios que orientavam a democracia ateniense estava a isonomia, segundo a qual todos eram iguais pe- rante a lei, mas apenas alguns tinham o direito de governar. III. Foram um marco importante na história da democracia grega as reformas propostas por Sólon, como o fim da escravidão por dívida. IV. O ostracismo, que implicava o banimento definitivo de Atenas, era uma punição aplicada àqueles cidadãos que atentas- sem contra a democracia. Está correto o que se afirma APENAS em (A) I, IIe rr. (B) IeIv. (C) IIe III. (D) IIIe Iv. (E) LIIeIv.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNITAU - 2017)Número Original: 11Código: 10577192

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Aspectos da democracia ateniense e da participação política em Atenas na Antiguidade Clássica .f Grécia.b
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Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Questão de Vestibular - UNITAU 2017
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O legislador Sólon, enquanto governou a polis de Atenas, foi reconhecido por criar a eclésia (assembleia popular) e, por isso, foi considerado criador de um regime político específico na Antiguidade Clássica. Sobre esse regime, é CORRETO afirmar: a) Era chamado de democracia, ainda que somente homens livres fossem considerados cidadãos e participassem diretamente das decisões tomadas na polis. b) Era chamado de democracia, pois previa a participação de todos e estava baseado na eleição de representantes para a assembleia popular, que se reunia uma vez por ano na ágora e deliberava sobre os mais variados assuntos. c) Os estrangeiros e as mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da polis, reforçando o conceito de democracia direta. d) Era erroneamente chamado de democracia, pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo nas assembleias populares. e) A inexistência de escravos em Atenas levava à participação quase total da população da polis na política, o que reforçava a ideia de democracia plena.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNIVESP - 2018)Número Original: 22Código: 9565608

Prova Objetiva e Redação - Primeiro Semestre

Aspectos da democracia ateniense e da participação política em Atenas na Antiguidade Clássica .f Grécia.b
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Questão de Vestibular - UNIVESP 2018
Questão de Vestibular - UNIVESP 2018
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A caminhada de Atenas em direção à democracia não acon- teceu de uma hora para outra. A trajetória política dos ate- nienses até o regime de maior participação popular da Anti- guidade foi marcada por várias e longas etapas. Para que se chegasse à democracia foi preciso muita luta popular. Isso foi possível, entre outros motivos, graças à ampliação do comér- cio marítimo ateniense, o que fortaleceu os comerciantes. Os próprios camponeses conseguiram ampliar sua participação social devido, também, ao seu crescente papel econômico em uma Atenas cada vez mais voltada para o mundo exterior. (Pedro Paulo Funari. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011. Adaptado) A “caminhada” mencionada no trecho representou uma perda gradual de poder por parte (A) dos legisladores ligados à elite do exército. (B) dos sacerdotes, que controlavam a cena religiosa. (C) do rei, que governava de forma absoluta. (D) da aristocracia rural de grandes proprietários. (E) dos senadores, que detinham o monopólio do voto.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(URCA - 2019)Número Original: 1Código: 10143196

Segundo Semestre - Segundo Dia

Aspectos da democracia ateniense e da participação política em Atenas na Antiguidade Clássica .f Grécia.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
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Questão de Vestibular - URCA 2019
Questão de Vestibular - URCA 2019
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“Os debates atenienses sobre democracia, mesmo daqueles que não gostavam dela, e existiam muitos atenienses que não gostavam, nos mostram que uma democracia bem sucedida depende de muito mais do que o voto. Então acho que eles nos ajudam a refinar nossos próprios argumentos. Acho que eles nos ajudam a ver por que debatemos do jeito atual, de forma muito mais abrangente no Ocidente.” O que a Grécia Antiga pode ensinar às democracias atuais, segundo a professora de clássicos mais famosa do mundo. Mary Beard, Entrevista concedida ao G1, em 18/08/2018. Acesso no endereço: https://g1 .globo.com/educacao/noticia/2018/08/18/0-que-a- precia-antiga-pode-ensinar-as-democracias-atuais-segundo-a- professora-de-classicos-mais-famosa-do-mundo.ghtml Sobre a democracia ateniense marque somente as afirmativas corretas: I— Drácon foi responsável por sistematizar o conjunto de leis atenienses, que até então eram orais, e representaram um marco para a mudança política ateniense. As leis draconianas se caracterizaram pela rigidez. Deve-se a Drágon alguns princípios importantes do Direito Penal, como as distinções entre o homicídio involuntário, voluntário e legítima defesa; H — A Eclésia, criada por Sólon, tornou-se a mais importante assembleia da democracia ateniense. Estava aberta a todos os cidadãos que eram homens, com mais de vinte anos, filhos de pai e mãe natural da polis. Através dela todos seus membros poderiam aprovar ou rejeitar leis; NI — Clístenes e Sólon são considerados os principais expoentes da Democracia ateniense. Clístones, realizou uma grande reforma política que estabilizou o regime; IV — Após as reformas de Clístones, houve um grave período de turbulências com a ascensão de Pisistrato, tirano com grande apoio popular. Considerando as afirmações acima, são corretas: A) As opções Ie II B) As opções IV e TI C) As opções I, Il e HI D) Somente a opção II E) As opções II, III e IV


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNICAMP- SP - 2018)Número Original: 49Código: 6983906

Primeira Fase - Prova Q e X

Aspectos da democracia ateniense e da participação política em Atenas na Antiguidade Clássica .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
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Os gregos sentiram paixão pelo humano, por suas capacidades, por sua energia construtiva. Por isso, inventaram a polis: a comunidade cidadã em cujo espaço artificial, antropocêntrico, não governa a necessidade da natureza, nem a vontade dos deuses, mas a liberdade dos homens, isto é, sua capacidade de raciocinar, de discutir, de escolher e de destituir dirigentes, de criar problemas e propor soluções. O nome pelo qual hoje conhecemos essa invenção grega, a mais revolucionária, politicamente falando, que já se produziu na história humana, é democracia. (Adaptado de Fernando Savater, Política para meu filho. São Paulo: Martins Fontes, 1996, p. /7.) Assinale a alternativa correta, considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre a Grécia Antiga. a) Para os gregos, a cidade era o espaço do exercício da liberdade dos homens e da tirania dos deuses. b) Os gregos inventaram a democracia, que tinha então o mesmo funcionamento do sistema político vigente atualmente no Brasil. c) Para os gregos, a liberdade dos homens era exercida na polis e estava relacionada à capacidade de invenção da política. d) A democracia foi uma invenção grega que criou problemas em função do excesso de liberdade dos homens.


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