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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEL - 2020)Número Original: 4Código: 9473256

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

África.b Aspectos do sistema escravista implementado na América portuguesa no período colonial .f Brasil.b Aspectos e características do trabalho e da escravidão nas civilizações africanas antes e depois das relações mercantis com a Europa .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEL 2020
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Até o século XV, as principais características das comuni- dades africanas eram o parentesco e a escravidão. À co- munidade era a principal garantia da coesão social: indi- víduos que ameaçassem a harmonia ou rompessem com a lealdade ao seu grupo de parentesco podiam ser expul- sos e, então, escravizados por outras comunidades. Na África, os escravos eram obtidos de várias maneiras: atra- vés do aprisionamento de “estrangeiros”, em guerras, se- questros ou compra, tanto de indivíduos expulsos de suas comunidades — acusados de praticar feitiçaria, por exemplo — quanto de membros de comunidades cuja sobrevivência estava ameaçada pela fome. Ou ainda, através de punições aplicadas a membros da própria comunidade por crimes co- metidos, como adultério, assassinato e não pagamento de dívidas. Embora os escravos não tivessem estabilidade nas comunidades que os aprisionaram, podiam tornar-se parte das mesmas, até mesmo participando da estrutura familiar e exercendo funções econômicas. Adaptação de: MATTOS, H. M.; GRINBERG, K. “As relações Brasil — África no Contexto do Atlântico Sul”. In: Beluce Belucci (Coord.). Introdução à história da África e da cultura afro-brasileira. Rio de Janeiro: UCAM, CEAA: CCBB, 2003. p. 32-33. PRINCIPAIS ROTAS DO TRÁFICO i. “AMERICA DO| A Pad | / Havana q (Ma 2 3 Oceano fi aes 3 Atlântico “7 Antilhas - ç Fa ig, SUDANESES oe São Jorge da Mina E ; A ICA SY, JT ‘> AFF Oceano Pacifico | Oceano { / Indico » Tráfico de escravos para as Américas en Tráfico de escravos para o Oriente e Mediterrâneo QUEVEDO, J.; ORDONEZ, M. A escravidão do Brasil. Trabalho e Resis- tência. 2. ed., São Paulo, FTD, 1999 (coleção “Para conhecer melhor”) olharparaver.blogspot.com Com base no texto, no mapa e nos conhecimentos sobre escravidão, responda aos itens a seguir. a) Como se caracterizava a escravidão do século XV em algumas regiões da África? b) Como se caracterizava a escravidão no Brasil Colônia considerando as relações entre América Portuguesa e África?


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Aspectos do sistema escravista implementado na América portuguesa no período colonial .f - Aspectos e características do trabalho e da escravidão nas civilizações africanas antes e depois das relações mercantis com a Europa .f

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1(FGV - SP - 2015)Número Original: 47Código: 6348541

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

África.b Aspectos e características do trabalho e da escravidão nas civilizações africanas antes e depois das relações mercantis com a Europa .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
Questão de Vestibular - FGV - SP 2015
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(..) quais mecanismos levaram à escravidão nas socie- dades africanas do século VII ao século XV? E) Genericamente, a escravidão esteve presente na África como um todo, fazendo-se necessário observar as especifici- dades históricas próprias de complexos sociais e políticos e das formas de poder das diversas sociedades africanas. Mas é fundamental acrescentar que a dinâmica e a intensidade da escravidão no continente africano tem a ver com a maior ou menor demanda do tráfico atlântico gerada pelo expansionis- mo europeu na América. Isso acarreta mudanças sociais na África, como a expansão e a subsequente transformação da poligenia, o desenvolvimento de diferentes tipos de escravi- dão no continente, além do empobrecimento de uma classe de mercadores africanos. (Leila Leite Hernandez, A África na sala de aula: visita a história contemporânea, 2008, p. 37-8) A partir do fragmento, é correto afirmar que (A) a maior mudança ocorrida na África, após a imposição do colonialismo ibérico, esteve relacionada com a pas- sagem da mercantilização do trabalho compulsório para formas mais brandas de exploração da escravidão, com o avanço de direitos para os africanos convertidos ao cristianismo. (B) a chegada do colonialismo europeu na África subsaaria- na foi fundamental para o desenvolvimento do continente, em razão da organização do tráfico intercontinental de es- cravos, permitindo que a maior parte das rendas advindas dessa atividade ficasse no próprio continente. (C) a existência da escravidão na África negra era desco- nhecida até a chegada dos primeiros exploradores colo- niais, caso dos portugueses, que impuseram essa forma de organização do trabalho, condição necessária para a posterior acumulação de capitais entre as elites regionais africanas, (D) as práticas de utilização do trabalho compulsório em todo oterritório africano, até a chegada dos exploradores euro- peus, estavam articuladas com a essência da religiosida- de do continente, caracterizada pela concepção de que os sacrifícios materiais levavam os homens à graça divina. (E) a escravidão existente no continente africano, antes da expansão marítima, tinha uma multiplicidade de caracte- rísticas, sendo inclusive doméstica, e o tráfico de escra- vos, para atender aos interesses mercantilistas europeus, trouxe decisivas transformações para as inúmeras regiões da África.


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2(UDESC - 2020)Número Original: 39Código: 9717226

Primeiro Semestre - Vestibular de Verão - Tarde

Aspectos do sistema escravista implementado na América portuguesa no período colonial .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UDESC 2020
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A economia colonial brasileira foi fortemente marcada por relações escravistas de produção. Sobre o sistema escravista no Brasil, durante o período colonial, assinale a alternativa correta. A. ( ) A escravização de indígenas era recorrente. B. ( ) Apenas africanos negros eram escravizados em função de intervenções da Igreja Católica, que impedia a escravização de indígenas. Cc. ( ) A escravizagao de negros africanos foi uma consequência dos cerceamentos impostos pela França que, na época, controlava o tráfico negreiro na América. D. ( ) Aos escravos era dada a opção de cristianização, a qual garantia liberdade aos que nascessem a partir de 1850. E. () A mão de obra escrava foi extinta por pressões inglesas, pelas leis, como a Bill Aberdeen, assinada em 1822.


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3(UECE - 2020)Número Original: 22Código: 7871975

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Aspectos do sistema escravista implementado na América portuguesa no período colonial .f
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Leia atentamente o seguinte trecho do Regimento de Feitor-mor de engenho: “O castigo que se fizer ao escravo não há-de ser com pau nem tirar-lhe com pedras ou tijolos e quando o merecer o mandará botar sobre um carro e dar-se-lhe-á com um açoite seu castigo; e, depois de bem açoitado, o mandará picar com navalha ou faca que corte bem e dar-se-lhe-á com sal, sumo de limão e urina e o meterá alguns dias na corrente. [...]” João Fernandes Vieira. Regimento de feitor-mor de engenho. Apud ALVES FILHO, Ivan. Brasil, 500 anos em documentos. Rio de Janeiro: Mauad Editora, 1999. Considerando o excerto acima e o conhecimento que se tem a respeito da escravidão no Brasil, é correto afirmar que A) os castigos a que o texto se refere configuram- se como exceção, pois, nessa época, a regra era a proibição de maus tratos físicos aos escravos. B) o uso do trabalho escravo e a desvalorização do homem, implícita nele, não tiveram impactos na sociedade brasileira atual. C) durante o período colonial e imperial brasileiro, o trabalho escravo foi a base da economia, razão pela qual era normatizado. D) a escravidão indígena ou africana so era possivel como forma de penalização a grupos que se revoltaram contra a coroa portuguesa.


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4(MACKENZIE - 2019)Número Original: 47Código: 7017511

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Aspectos do sistema escravista implementado na América portuguesa no período colonial .f
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2019
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“A grande lavoura açucareira na colônia brasileira iniciou-se com o uso extensivo da mão de obra indigena (...) Do ponto de vista dos portugueses, no período de escravidão indígena, o sistema de relações de trabalho era algo que fora pormenorizadamente elaborado. Tal período foi também aquele em que o contato entre os europeus e o gentio começou a criar categorias e definições sociais e raciais que caracterizaram continuamente a experiência colonial.” (Schwartz, Stuart B. Segredos Internos: Engenhos e escravos na sociedade colonial. São Paulo: Cia das Letras, 2005, p. 57) Sobre o trabalho escravo durante o período colonial é correto afirmar que a) ouso da mão de obra indígena estendeu-se durante todo o período colonial. No primeiro momento, durante a extração do pau-brasil, os portugueses utilizavam o escambo. No segundo momento, a partir da produção canavieira, foi organizada a escravidão dos povos indígenas. b) desde o primeiro contato com os portugueses, os indígenas foram submetidos ao trabalho escravo. Seja na extração do pau-brasil seja na grande lavoura canavieira, o sistema escravista baseado na mão de obra nativa predominou diante de outras formas de trabalho. c) apartir da necessidade de mão de obra para a produção canavieira, os povos indígenas foram submetidos à escravidão. Porém, a partir da chegada dos primeiros grupos de africanos, a escravidão indígena foi paulatinamente abandonada até chegar ao fim em meados do século XVII. d) aescravidão indígena foi implantada durante o chamado Período Pré-colonial e tinha como objetivo usar o máximo de mão de obra para a extração do pau-brasil. Com a implantação da grande lavoura e a chegada dos africanos, a escravidão indígena perdeu força e foi abandonada no século XVIII. e) após utilizar o trabalho indígena com o escambo, os portugueses recorrem à sua escravização. Isso se deve à necessidade portuguesa de mão de obra para a grande lavoura e à indisposição indígena para o trabalho aos moldes europeus. No século XVII, é substituída definitivamente pela escravidão africana.


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5(UECE - 2019)Número Original: 30Código: 7859558

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Aspectos do sistema escravista implementado na América portuguesa no período colonial .f
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Questão de Vestibular - UECE 2019
Questão de Vestibular - UECE 2019
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Atente para o que disse o jesuíta André João Antonil sobre a escravidão no Brasil: “No Brasil, costumam dizer que para o escravo são necessários três PPP, a saber, pau, pão e pano. E, posto que comecem mal, principiando pelo castigo que é o pau, contudo, prouvera a Deus que tão abundante fosse o comer e o vestir como muitas vezes é o castigo, dado por qualquer causa pouco provada, ou levantada; e com instrumentos de muito rigor(...), de que se não usa com os brutos animais, fazendo algum senhor mais caso de um cavalo que de meia dúzia de escravos...” ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Itatiaia/Edusp, 1982, p.37. (Coleção Reconquista do Brasil). Disponível em: http://www .dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraFor m.do?select_action=&co_obra=1737 Com base no trecho acima e no que se sabe sobre o sistema escravista ocorrido no Brasil, é correto dizer que A) a visão do jesuíta Antonil apresenta uma perspectiva da colonização portuguesa em que a escravidão aparece de uma forma humanizada, pois eram garantidos aos escravos o alimento e as vestimentas. B) nao ha, no texto de Antonil, qualquer critica ao sistema escravista, aos castigos fisicos dados aos escravos nem a sua desvalorização como ser humano, C) o sistema escravista, centrado no trabalho compulsório, no tráfico de africanos para a colônia e em uma rígida estrutura de controle e punição, foi a base da economia colonial e criou uma sociedade desigual. D) apesar de aparentar opressão e violência, O sistema escravista foi positivo para os africanos trazidos ao Brasil, pois possibilitou a eles acesso a uma cultura superior e a uma religião organizada, já que, na Africa, viviam primitivamente.


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