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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEL - 2019)Número Original: 1Código: 9457813

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Processos e fatos sociais da manifestação do racismo no Brasil contemporâneo .f Questões com causas ou consequências (sociologia) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UEL 2019
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Como houve continuidade sem quebra temporal entre a escravidão, que destrói a alma por dentro e humilha e rebaixa o sujeito, tornando-o cúmplice da própria dominação, e a produção de uma ralé de inadaptados ao mundo moderno, nossos excluídos herdaram, sem solução de continuidade, todo o ódio e o desprezo covarde pelos mais frágeis e com menos capacidade de se defender. SOUZA, J. À elite do atraso. Rio de Janeiro: Leya, 2017. p.83. Nas teorias sociais, um dos temas mais controversos refere-se as relações entre o indivíduo e a sociedade. A imensa maioria dos cientistas sociais demonstra a existência de complexas relações entre as características sociais (classe social, renda, situação familiar etc.) que envolvem o indivíduo e o seu comportamento. Considerando esse texto, explique a relação entre o passado escravocrata e a forte presença de afrodescen- dentes entre os jovens presos e assassinados na atualidade no Brasil. Em seguida, relacione esse cenário a discriminação que esses indivíduos sofrem por uma parcela substancial da população brasileira.


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Processos e fatos sociais da manifestação do racismo no Brasil contemporâneo .f

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Questões Parecidas

1(UEMA - 2019)Número Original: 38Código: 7929507

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Processos e fatos sociais da manifestação do racismo no Brasil contemporâneo .f Questões com causas ou consequências (sociologia) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UEMA 2019
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Ao comparar os textos, pode-se afirmar que decorridos, aproximadamente, dois séculos do fim da escravidão negra, no Brasil, a) a desigualdade racial no país permanece como um problema, haja vista o preconceito disseminado na sociedade brasileira. b) o preconceito racial é mais forte nas famílias sem instrução, pois, nas famílias com formação universitária, não se evidencia esse tipo de discriminação. c) a democracia racial é um mito, na medida em que existem grupos inter-raciais vivendo em harmonia. d) a ideologia do racismo produz o domínio de uma raça sobre a outra, por causa de seus rendimentos superiores. e) a discriminação racial nega a desigualdade de tratamento por diferença fenotípica presente na população.


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2(UFU - 2020)Número Original: 1Código: 9157255

Dois - Fase Única - Segundo Dia - Tipo 1

São Paulo.b Questões de identificações (Sociologia) Processos e fatos sociais da manifestação do racismo no Brasil contemporâneo .f Questões com causas ou consequências (sociologia)
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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“Em análise do sistema carcerário do estado de São Paulo entire os anos de 2007 e 2014, a pesquisadora Dina Alves aponta que: “no período analisado, enquanto a taxa de encarceramento masculino aumentou em 48%, a taxa de mulheres encarceradas teve um aumento de 127%, evidenciando o crescimento proporcional das mulheres no sistema prisional. Ao traçar o perfil das 14.810 mulheres encarceradas, é possível visualizar uma linha de cor e de gênero nas prisões paulistanas: as negras compõem 67% do total; as jovens entre 18 e 29 anos representam 50%; as mulheres que não concluíram o ensino fundamental, 50%; e as que foram condenadas com penas de até oito anos de reclusão compõem o universo de 63%.” Alves, Dina. Rés negras, juízes brancos: uma análise da interseccionalidade de gênero, raça e classe na produção da punição em uma prisão paulistana. Revista CS, 21. Cali, Colombia: Facultad de Derecho y Ciencias Sociales, Universidad Icesi. 2017, pp. 97-120. A) De que maneira a presença desproporcional de mulheres negras no sistema carcerário pode evidenciar a existência do racismo estrutural no Brasil? B) Cite e explique duas políticas públicas ou ações de combate à desigualdade racial no contexto brasileiro atual.


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3(UFU - 2022)Número Original: 82Código: 12917821

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Processos e fatos sociais da manifestação do racismo no Brasil contemporâneo .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Trazendo um recorte racial, [...] percebemos que pessoas brancas candomblecistas tendem a sofrer racismo religioso somente quando estão paramentadas ou quando assumem publicamente sua identidade religiosa. Por outro lado, no caso da população negra, percebemos que, junto a essa discriminação religiosa, vem a discriminação racial a partir do fenótipo dessa população. RODRIGUES, Ozaias da Silva; NYACK. As múltiplas faces do racismo religioso: reflexões acerca do impacto desse fenômeno em “corpos- macumbeiros”. 32. RBA, 2020. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2022. O texto exemplifica como o racismo no Brasil A) ocorre de maneira implícita, buscando incorporar a diversidade étnica e religiosa. B) envolve a intolerância em relação aos cultos e seitas que não são reconhecidos oficialmente pelo Estado. C) está subordinado à desigualdade econômica, permitindo que a discriminação recaia sobre brancos e negros. D) está disseminado na sociedade, depreciando modos de vida de matriz africana.


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4(UEMA - 2021)Número Original: 25Código: 11607702

PAES - Segunda Etapa - Prova Objetiva

Questões com imagens (sociologia).g Processos e fatos sociais da manifestação do racismo no Brasil contemporâneo .f Questões de verdadeiro ou falso (Sociologia) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UEMA 2021
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A sequência em quadrinhos retrata o cotidiano da expressão de racismo manifestado, sociologicamente, sob duas formas. Leia a seguir. MAS QUEM iA fe CARREGAR UMA NOTA FISCAL? AQUI, https://twitter.com/QuebrandoOTabu/status/1096740979715956738/photo/1 Analise as assertivas, considerando a leitura. 1) Trata-se de racismo estrutural, dado que, historicamente, um grupo étnico foi relegado a subalternidade, perpetuando a estrutura desigual da sociedade brasileira, que exclui indivíduos e grupos em função das suas características físicas. II) Revela-se em racismo científico, uma vez que a tese da eugenia procurou associar características físicas herdadas biologicamente com traços intelectuais e morais, defendendo existir seres humanos superiores e inferiores. III) Demonstra o racismo institucional, visto que há tratamento diferenciado para as pessoas conforme seu fenótipo por parte de agentes Públicos e privados que trabalham em organizações, em empresas e em instituições. IV) Exprime o racismo criminal, na medida em que o critério racial se tornou elemento explicativo das diferenças de aptidões profissionais e das tendências criminosas, associando habilidades e tendências à ideia do determinismo genético. As formas de racismo explicitadas na sequência em quadrinhos estão nomeadas e explicadas, sociologicamente, apenas, nas assertivas a)lell. b) Ile lv. c)lelV. d) Ie Ill. e) le lll.


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