Com o objetivo de desenvolver um trabalho interdisciplinar, os professores de Biologia e de
Português fizeram a seguinte proposta aos alunos: descrever um animal imaginário, baseando-
se em diversas características vistas nas aulas de Zoologia, para utilizá-lo na criação de uma
lenda.
As descrições de três alunos tiveram destaque por possuírem características semelhantes aos
animais presentes na natureza, conforme mostra o Quadro 2.
JOANA PAULO MARCELO
O meu animal possui alta | Animal marinho e carnívoro | Animal com hábitos noturnos,
capacidade de voo, um | com esqueleto interno que | voa, pode transmitir a raiva e
sistema respiratório baseado
em tubos que possibilitam a
troca gasosa diretamente
entre o ar atmosférico e todas
as células corporais e uma
forte armadura que serve de
esqueleto.
tem um sistema que atua
na locomoção, na
respiração e na captura de
alimentos.
orienta-se por um sistema de
ecolocalização.
QUADRO 2
Assinale a alternativa que apresenta os animais encontrados na natureza, que possuem as
mesmas características descritas por Joana, Paulo e Marcelo, no Quadro 2, respectivamente.
moogwp
-()
-()
-()
-()
-()
inseto, equinoderma e mamifero
tunicado, molusco e inseto
ave, equinoderma e inseto
ave, poliqueta e agnato
mamifero, molusco e ave