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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEL - 2018)Número Original: 4Código: 9457537

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Brasil.b Processos políticos, econômicos e culturais do Estado Novo no período da Segunda Guerra Mundial .f
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Questão de Vestibular - UEL 2018
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Disseram que eu voltei americanizada (Vicente Paiva/Luiz Peixoto/Carmen Miranda) E disseram que eu voltei americanizada Mas pra cima de mim, pra que tanto veneno? Com o “burro” do dinheiro, que estou muito rica Eu posso lá ficar americanizada” Que não suporto mais o breque de um pandeiro Eu que nasci com samba e vivo no sereno E fico arrepiada ouvindo uma cuíca Topando a noite inteira a velha batucada Disseram que com as mãos estou preocupada Nas rodas de malandro, minhas preferidas E corre por aí que houve um certo zum-zum Eu digo é mesmo “eu te amo” e nunca “| love you” Que já não tenho molho, ritmo, nem nada Enquanto houver Brasil... na hora das comidas E dos balangandas ja nem existe mais nenhum Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu! (PEIXOTO, L.; PAIVA, V. Disseram que eu voltei americanizada. Intérprete: Carmen Miranda. Rio de Janeiro: Odeon records, 1940.) Em setembro de 1940, Carmen Miranda gravou esse samba, Disseram que eu voltei americanizada, como crítica a fria recepção que teve no Brasil ao retornar de férias. Ela vivia então nos Estados Unidos, onde lotava clubes e teatros e iniciava a carreira de atriz. Logo após sua chegada, Carmen apresentou-se no Cassino da Urca, no Rio de Janeiro, mas a plateia mostrou-se desconfiada e incomodada com a artista “americanizada”. Nas primeiras fileiras para ver o espetáculo, estavam presentes todo o Estado-maior (ministros da guerra / exército / justiça / trabalho / educação / marinha / interventores / chefia de polícia e outros) do Estado Novo, além de empresários e industriais brasileiros, muitos com sobrenomes bem conhecidos, e que, a exemplo da elite de outros países, estavam fazendo negócios com a Alemanha do Fúnhrer [Hitler] e se identificando com sua postura anticomunista e antijudaica. (CASTRO, R. Carmen, uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p.250.) Com base na letra da música, no texto e nos conhecimentos sobre o Estado Novo, responda aos itens a seguir. a) Explique o posicionamento político e militar do Governo Vargas em relação aos governos alemão e ameri- cano durante a Segunda Guerra Mundial. b) Explique a ideia de identidade nacional promovida pelo governo de Getúlio Vargas.


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Processos políticos, econômicos e culturais do Estado Novo no período da Segunda Guerra Mundial .f

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1(MACKENZIE - 2019)Número Original: 50Código: 7508767

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Processos políticos, econômicos e culturais do Estado Novo no período da Segunda Guerra Mundial .f
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2019
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“Quando terminar a guerra, em ambiente propício de paz e de ordem, com as garantias máximas à liberdade de opinião, reajustaremos a estrutura política da nação, faremos de forma ampla e segura as necessárias consultas ao povo brasileiro.” O trecho, parte do discurso proferido por Getúlio Vargas, pouco depois da entrada do Brasil no conflito da Segunda Guerra Mundial, significava que a) b) com o fim do conflito mundial, o presidente Vargas poderia aproveitar-se desse pretexto, extinguir o Estado Novo e implantar a democracia, vencendo as resistências que havia em alguns setores do seu governo. a entrada do Brasil na Segunda Grande Guerra a favor dos aliados e contra às forças expansionistas do Eixo favorecera o crescimento dos grupos políticos nacionais que lutavam pela liberalização e democratização do nosso pais. perante à eminente vitória dos Aliados, o presidente Vargas pode antecipar a liberalização do regime, pois esse havia sido interrompido por causa de ameaças internas sofridas vindas de grupos integralistas. o presidente brasileiro pretendia manter-se no poder e planejava um golpe político para ampliar seu mandato, estipulado para acontecer assim que os nossos soldados voltassem para o país, após o final do conflito mundial. com o término da guerra e a vitória dos Aliados, foi necessário aumentar o poder repressivo no país, a fim de controlar as manifestações populares que desejavam o fim do Estado Novo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEA - 2019)Número Original: 18Código: 7816663

SIS - Terceira Série - Triênio 2020 a 2022

Processos políticos, econômicos e culturais do Estado Novo no período da Segunda Guerra Mundial .f
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Questão de Vestibular - UEA 2019
Questão de Vestibular - UEA 2019
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Alistamento, recrutamento, voluntários, esforço de guerra tornaram-se termos comuns no cotidiano popular. A mobili- zação de trabalhadores para a Amazônia coordenada pelo Estado Novo (1937-1945) foi revestida por toda a força sim- bólica e coercitiva que os tempos de guerra possibilitavam. (Marcos Vinicius Neves. “A heroica e desprezada batalha da borracha”. In: Revista História Viva, 2004. Adaptado.) O evento histórico contextualizado pelo excerto está relacio- nado, diretamente, (A) à participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial por meio do fornecimento de borracha amazônica para os Aliados. (B) ao envio de soldados brasileiros para lutar na Itália contra as forças nazi-fascistas do Eixo. (C) à migração de milhares de brasileiros do Sudeste para os seringais amazônicos em nome da luta contra o imperialismo. (D) às estratégias de luta adotadas pela Revolução Consti- tucionalista para derrubar a ditadura de Getúlio Vargas. (E) ao fim da neutralidade do Brasil na Primeira Guerra Mun- dial como represália aos bombardeios alemães contra navios brasileiros.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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