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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2012)Número Original: 7Código: 9310

Discursivo

Desertificação (Geografia) Erosão
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Questão de Vestibular - UERJ 2012
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A erosão de solos causa prejuízos econômicos e sociais em várias partes do Brasil e do mundo. Seu controle é um desafio que se impõe de forma crescente, principalmente em países pobres. Observe a ilustração abaixo, que indica a intensidade da erosão anual do solo em diferentes áreas Mata Área 1 Área 2 Área3 Área 4 SENE, E.; MOREIRA, J. C. Geografia geral e do Brasil: espaco geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2010. Explique por que a Área 1 apresenta menores perdas de solo em função da erosão. No contexto das práticas agrícolas, cite duas técnicas de plantio que diminuem a ação erosiva nos solos.


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Desertificação (Geografia) - Erosão

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Questões Parecidas

1(UNICAMP- aa - 2015)Número Original: 11Código: 6434695

Segunda Fase

Identificar as principais causas do processo de erosão em áreas urbanas periféricas das grandes cidades.m Explicar a ação do fenômeno de erosão.m Identificação dos sinais e evidências do processo de erosão em rios de áreas tropicais.m Explicar a ação do fenômeno de assoreamento.m
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
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A erosão dos solos é um fenômeno natural e acontece em áreas onde existe certa declividade. O delta do rio Nilo, por exemplo, é historicamente conhecido pela deposição de sedimentos férteis que provêm da erosão dos solos na Etiópia, ou seja, em alguns lugares a erosão e a deposição dos sedimentos contribuem para a manutenção da fertilidade natural dos solos. Durante séculos a fertilidade do rio Nilo se manteve, mas a construção de barragens, para controle do regime hídrico, alterou esse equilíbrio. Os problemas relacionados à erosão são agravados quando as taxas de perda de solo ultrapassam certos níveis naturais, o que normalmente resulta da falta de práticas conservacionistas. (Adaptado de A. T. Guerra e M. do C. O. Jorge. Processos erosivos e recuperação de áreas degradadas. São Paulo: Editora Oficina de Textos, 2013, p.8.) a) Explique o que são erosão e assoreamento. b) Em rios das áreas tropicais, que sinal evidencia a ocorrência de erosão? Aponte uma causa da erosão em áreas urbanas periféricas das grandes cidades de regiões tropicais.


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2(UERJ- RJ - 2015)Número Original: 5Código: 5880792

Exame Discursivo

Apontar o principal agente erosivo responsável pelo desgaste dos relevos apresentados.m Apresente um exemplo de forma de relevo produzida por cada um dos agentes em sua fase de deposição.m Interpretação da Imagem (Geografia).m
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Questão de Vestibular - UERJ 2015
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Os agentes erosivos estão entre os grandes responsáveis pela variedade de formas do modelado terrestre. Nas imagens, exibem-se dois exemplos dessa ação. 10mosttoday.com wolnature.com Aponte o principal agente erosivo responsável pelo desgaste verificado nos espaços retratados em cada uma das imagens. Apresente, ainda, para cada agente, um exemplo de forma de relevo produzida na fase de deposição do ciclo erosivo.


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3(UFPB- PB - 2008)Número Original: 15Código: 8722

Primeira série

Desertificação (Geografia) Queimadas - Solo e Água (Geografia) Poluição por Agrotóxico (Geografia) Desmatamento (Geografia) Erosão
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Questão de Vestibular - UFPB 2008
Questão de Vestibular - UFPB 2008
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A erosão, o desmatamento e as queimadas são fatores recorrentes de transformação da paisagem em função do uso do solo como recurso fundamental para as práticas de atividades humanas. Esses fatores são agentes causadores de impactos ambientais na agricultura de grande escala de produção. Nesse sentido, relacione os agentes citados na coluna da esquerda aos seus respectivos impactos ambientais descritos na coluna da direita: (1) Contaminação ( ) Perda da camada super- por agrotóxico ficial da litosfera, atra- vés da ação da água, do (2) Desmatamento vento, do gelo etc. ( ) Extinção e redução da biodiversidade, — asso- (3) Desertificação reamento do leito dos rios, extinção da fauna local. (4) Queimadas () Aumento do nível de CO» (dióxido de car- bono) na atmosfera e (5) Erosão aquecimento global. () Degradação das terras áridas, semi-áridas e subúmidas, secas re- sultantes de diversos fatores, como as varia- ções climáticas e as atividades humanas. A seqiiéncia correta é: 2,4,3,5 e) 5,2,4,3 3,5,4,2


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(USP - 2020)Número Original: 83Código: 7504789

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Identificação das medidas mais eficientes e adequadas para reduzir o processo de desertificação.m
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Questão de Vestibular - USP 2020
Questão de Vestibular - USP 2020
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O processo de desertificação é definido como a degradação ambiental e socioambiental, particularmente nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas, resultantes de vários fatores e vetores, incluindo as variações e alterações climáticas e as atividades humanas. BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Disponível em http://www.mma.gov.br/. Dentre as medidas mais adequadas para mitigação dos efeitos da desertificação encontra(m)-se (A) a construção de rodovias que permitam às populações mais diretamente atingidas pela seca se deslocarem diariamente para áreas mais úmidas. (B) o uso das áreas de meia encosta como alternativa para expansão das áreas de produção de culturas temporárias e lavouras permanentes. (C)o plantio de espécies exóticas que apresentam crescimento rápido e podem reduzir os efeitos da desertificação e da seca, como o eucalipto, por exemplo. (D) a prevenção, recuperação e reabilitação de terras parcial ou totalmente degradadas com a recomposição de espécies nativas. (E) os programas de incentivo para a instalação de fossas sépticas que dispensam a implantação de um sistema hídrico de saneamento básico.


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5(UEA - 2016)Número Original: 22Código: 7830572

SIS - Primeira Série

Interpretação de esquema (Geografia).m Compreensão das características do fenômeno erosivo observado em pequena escala.m
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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= Fazer abertura na garrafa grama morta é (" Solo com Nm Solo com / fava) vegetação (Déborah de Oliveira. “Técnicas de pedologia”. In: Luis A. B. Venturi (org.). Geografia, 2011. Adaptado.) O experimento ilustrado na imagem permite observar, em pequena escala, o processo de erosão do solo. Ao repro- duzi-lo, é esperada (A) uma erosão semelhante no solo nu e no solo com ve- getação morta, já que em ambos não existe a interfe- rência de um organismo no fluxo d'água. uma erosão mais intensa no solo com vegetação mor- ta, já que sua condição não oferece empecilhos bioló- gicos ao fluxo d'água. uma erosão mais intensa no solo com grama, já que o vegetal em condições normais auxilia na absorção e amplia o fluxo d'água. uma erosão mais intensa no solo nu, já que se encon- tra sem a proteção das raízes e dos próprios vegetais ao fluxo d'água. uma erosão semelhante no solo com vegetação mor- ta e no solo com grama, já que em ambos existe a presença de raízes interagindo com o fluxo d'água.


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