Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ESPCEX - 2017)Número Original: 37Código: 9257162

Segundo Dia - Modelo D

Aspectos da ascensão do nazismo na Alemanha e do fascismo na Itália no período entre guerras .f Alemanha.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2017
Exibir texto da questão

“Tendo subido os degraus da democracia, Hitler jogou a escada fora.” Blainey, Geofrei em Uma Breve História da Século XX De 1919 a 1933, a Alemanha viveu sob o signo da “República de Weimar”, primeira experiên- cia democrática da história alemã. Junto com a República de Weimar, nasceu o Partido Nazista, que pregava, entre outras coisas: a existência da raça ariana; o nacionalismo exacerbado; o tota- litarismo; e o anticomunismo. Em 1932, o Partido Nazista conquistou, democraticamente, 230 cadeiras no Parlamento, e Hitler foi nomeado Chanceler. A partir daí, houve uma espiral totalitarista que resultou na 2º Guerra Mundial. Aponte, dentre as alternativas abaixo, aquela que explica a ascensão democrática dos Na- zistas ao poder. [A] A Revolução Russa de 1917 já havia instaurado o comunismo em países como a Polônia, a Hungria e a Tchecoslováquia e continuava avançando em direção à Europa Ocidental, causando medo na população alema, que resolveu eleger um partido claramente anticomunista. [B] A grave crise econômica iniciada com a queda da Bolsa de Nova York, em 1929, aumentou ainda mais o sentimento de humilhação imposto pelo Tratado de Versalhes, gerando em grande parte da popula- ção o desejo por um líder carismático capaz de resgatar a honra nacional. Isso justificava a escolha de um partido ultranacionalista que promulgava a existência de uma raça superior. [C] A morte do Presidente alemão Paul von Hindenburg levou à necessidade de escolher outro líder carismático, com capacidade de resgatar a honra nacional. Hitler, do Partido Nazista, personificava esse líder. [D] O Fascismo na Itália, um regime claramente ditatorial, estava se expandindo por outros países da Europa, como Portugal, Hungria e Polônia. Isso amedrontou a população alemã, que optou por eleger, democraticamente, o Partido Nazista. [E] O sucesso da Guerra Civil Espanhola, que derrotou o socialismo naquele país, com apoio do Partido Nazista, trouxe esperanças ao povo alemão, que resolveu eleger seus integrantes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 3

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos da ascensão do nazismo na Alemanha e do fascismo na Itália no período entre guerras .f

Exibir Questões - ESPCEX

Questões Parecidas

1(UECE - 2023)Número Original: 39Código: 12798065

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Geografia e História

Aspectos da ascensão do nazismo na Alemanha e do fascismo na Itália no período entre guerras .f Alemanha.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
Exibir texto da questão

“Muitos dos 25 pontos do programa do partido nazista, de 24 de janeiro de 1920, eram consagrados a fins nacionalistas e racistas — o 3º ponto já se referia à necessidade do “espaço vital e o 5º exigia a exclusão dos judeus da comunidade alemã”. Lenharo, Alcir. Nazismo: o triunfo da vontade. Ed. Ática, São Paulo, 1986. O trecho anterior trata da origem do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido por sua sigla de Partido Nazista. Sobre a ascensão e governo dos nazistas, pode-se afirmar corretamente A) que, em novembro de 1923, os nazistas tentam tomar o poder, através de um golpe; mesmo com o fracasso dessa tentativa, eles não abandonaram a ideia golpista e, para ajudar nesse objetivo, eles criaram as SA (Seções de Assalto), o braço armado do partido. que, em 1934, ocorreu o fato conhecido como a “A Noite dos Longos Punhais”, uma noite de terror promovida pelas Seções de Assalto contra sinagogas, cemitérios e lojas de judeus. que a aprovação das Leis de Nuremberg confirmou legalmente a perseguição dos nazistas aos judeus ao estabelecerem a demissão destes do serviço público e a segregação social dessa comunidade. que o apoio total do exército alemão aos nazistas se deu desde o momento da tomada do poder por estes, inclusive com o juramento de lealdade pessoal dos comandantes a Hitler.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(FAMEMA - 2018)Número Original: 29Código: 7817832

Prova 2

Aspectos da ascensão do nazismo na Alemanha e do fascismo na Itália no período entre guerras .f Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
Exibir texto da questão

Observe a charge sobre o Tratado de Versalhes. VERSAILLES TREATY (getaplusfrommags2409.weebly.com) A charge estabelece uma relação entre (A) a humilhação da Alemanha após a Primeira Guerra e a ascensão do nazismo. (B) o grande poderio bélico da Alemanha e suas conquistas durante a Primeira Guerra. (C) a derrocada da Alemanha nazista e a condenação dos crimes da Segunda Guerra. (D) a paz sem vencedores da Segunda Guerra e o cresci- mento do partido nazista. (E) o auge do Império Alemão após a Guerra Franco-Prus- siana e a crise partidária no país.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(MACKENZIE - 2019)Número Original: 48Código: 7017377

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Aspectos da ascensão do nazismo na Alemanha e do fascismo na Itália no período entre guerras .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2019
Exibir texto da questão

“Os eleitores alemães jamais deram aos nazistas uma maioria no voto popular, como algumas vezes ainda é afirmado (...) Os nazistas de fato chegaram a ser o maior partido do Reichstag alemão nas eleições parlamentares de 31 de julho de 1932, com 37,2% dos votos. Mais tarde, cairam para 33,1%, nas eleições parlamentares de 6 de novembro de 1932. Nas eleições de 6 de março de 1933, com Hitler já como chanceler e o Partido Nazista no comando da totalidade dos recursos do Estado alemão, seus resultados foram significativos, mas ainda insuficientes 43,9%. Mais que um em cada dois alemães votaram contra os candidatos nazistas, naquela eleição, desafiando a intimidação das Brigadas de Assalto. O Partido Fascista italiano conseguiu 39 cadeiras num total de 535, na única eleição parlamentar livre da qual chegou a participar, em 19 de maio de 1927. * (Paxton, Robert. 4 Anatomia do Fascismo.São Paulo: Paz e Terra, 2007; p. 164-165) Sobre a ascensão dos fascistas e nazistas ao poder na Itália e Alemanha, podemos afirmar que a) tanto Mussolini como Hitler foram convidados a assumir o cargo de chefe de governo por um chefe de Estado no exercício de suas funções oficiais. Nos dois casos, fica evidente o interesse das alas conservadoras em fortalecer a extrema direita para impedir o avanço das esquerdas. b) a ascensão de Mussolini ao poder foi diferente da ascensão de Hitler. O primeiro, a partir da Marcha sobre Roma, aplica um golpe violento derrubando o rei Victor Emanuel II. O segundo é convidado pelo presidente Hindenburg a assumir o cargo de chanceler alemão. c) Mussolini assume o poder convidado pelo rei Victor Emanuel III após a manifestação fascista conhecida como Marcha sobre Roma. Hitler torna-se chanceler após um bem-sucedido Golpe de Estado, derrubando o presidente Hindenburg e toda a cúpula política alemã. d) tanto Mussolini como Hitler ascende ao poder pela via golpista. Mussolini após uma demonstração de poder com milhares de fascistas em Roma. Hitler após uma grande marcha que tem início em Munique (Putsch da Cervejaria) e é finalizada com a ocupação do Reichstag e sua nomeação como chanceler alemão. e) o rei italiano Victor Emanuel III e o presidente alemão Hindenburg convidaram, respectivamente, Mussolini e Hitler para assumirem os cargos de chefe de governo. A motivação principal era alçar ao poder as lideranças da esquerda para que fosse possível combater com mais eficácia o avança da extrema direita italiana e alemã.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?