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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFU - 2020)Número Original: 83Código: 9142149

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Aspectos da divisão do trabalho entre homens e mulheres no Brasil contemporâneo .f Brasil.b Questões com mapas, gráficos e tabelas (Sociologia)
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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O gráfico abaixo apresenta dados sobre a percepção que homens e mulheres, em casais heterossexuais, detêm do seu grau de participação na divisão do trabalho doméstico no casamento. Gráfico - Grau de participação na divisão do trabalho doméstico no casamento, por sexo (%), de acordo com a representação social dos(as) respondentes 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 Percentagem 14,1 477 Todas as tarefas são divididas 178 Colabora em algumas tarefas 2 Homens m Mulheres a gs o Não colabora nesse tipo de tarefas Manuel Carlos Silva, Ana Reis Jorge e Aleksandra Queiroz, Divisão sexual do trabalho doméstico: entre representações e práticas. Configurações, 9 | 2012, 135-159. A partir dos dados apresentados, assinale a alternativa correta. A) A participação das mulheres nas tarefas domésticas se resume, na maior parte, a uma colaboração em algumas tarefas domésticas. B) A maioria dos homens reconhece que apenas colabora em algumas tarefas domésticas. C) Os homens, em sua maioria, reconhecem o desiquilíbrio na divisão das tarefas domésticas. D) Homens e mulheres definem de maneira distinta a divisão igualitária de tarefas domésticas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

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Aspectos da divisão do trabalho entre homens e mulheres no Brasil contemporâneo .f

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1(USP - 2023)Número Original: 3Código: 12818470

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Aspectos da divisão do trabalho entre homens e mulheres no Brasil contemporâneo .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - USP 2023
Questão de Vestibular - USP 2023
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“O ‘Pais’ abriu quarta-feira em suas colunas o mais interessante dos plebiscitos para solução de um importante problema social: Como deve ser educada a mulher... Trata-se de saber se devemos ser educadas para, pelo casamento, sermos sustentadas pelo homem, ou para nos tornarmos hábeis e prover à nossa própria subsistência pelo nosso único trabalho. Se admitis a primeira hipótese, em que consiste a educação feminina para o casamento? Se preferis a segunda, quais são os gêneros de trabalho em que a mulher pode, sem decair, ganhar a vida em nossa terra? (...) Esta forma de educação requer toda uma ordem de conhecimento que não sejam apenas frívolos. (...) Os nossos costumes, por isso mesmo, são ingênuos e se apoiam em preconceitos e tradições, não admitem ainda a mulher que trabalha. (...) Assim mesmo as professoras já lograram subir um pouco na cotação social. As médicas vão impondo-se pouco a pouco...”. Carmem Dolores. “A Semana”. Rio de Janeiro, 08/04/1906. In: VASCONCELLOS, Eliane (org.). Carmem Dolores. Crônicas, 1905-1910. Rio de Janeiro: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 1998. De acordo com o excerto, assinale a alternativa mais adequada para expressar o processo de inserção das mulheres no mundo do trabalho no início do século XX. (A) O patriarcalismo e o emprego do dote foram erradicados pelos protocolos jurídicos adotados no regime republicano, favorecendo o reconhecimento social do trabalho feminino. (B) A educação feminina dissociava-se das convenções vigentes na sociedade e dos padrões morais preconizados pelo catolicismo. (C) O reconhecimento social do trabalho feminino estava limitado à esfera pública, pois o espaço doméstico ainda permanecia marcado pela autoridade masculina. (D) O processo de feminização do magistério na escola básica proporcionou o reconhecimento do trabalho das mulheres e a conquista de novos papéis sociais. (E) A ruptura do preconceito para com o trabalho feminino nas fábricas, comércio, serviço público e profissões liberais se deu efetivamente após a conquista dos direitos políticos pelas mulheres, em 1934.


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