Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPB - 2011)Número Original: 46Código: 8925

Segunda série

Anatomia Comparada (Evidências da Evolução Biológica) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPB 2011
Questão de Vestibular - UFPB 2011
Exibir texto da questão

Durante o processo de conquista do ambiente de terra firme, as plantas e os animais apresentaram algumas novidades evolutivas para que obtivessem sucesso nessa ocupação; entre elas, certa independência da água em sens processos reprodutivos e fisiológicos. Essa ocupação ocorreu entre o siluriano e o carbonífero e, nesse intervalo de tempo, surgiram as primeiras plantas vasculares, os primeiros répteis e as primeiras plantas com sementes; ocorreu a diversificação dos anfíbios e a radiação dos insetos. A partir do texto e da literatura sobre a evolução das plantas e dos animais, identifique as afirmativas corretas relativas às novidades evolutivas apresentadas pelos diferentes organismos no intervalo de tempo que abrange o siluriano e o carbonífero: I Os répteis desenvolvem ovos com casca calcária e impermeáveis. II. Os anfíbios desenvolvem sistema de reprodução independente da água. HI. As pteridófitas desenvolvem traqueídes eficientes na condução de água. IV. As gymnospermas desenvolvem flores eficientes no processo reprodutivo. V. As gymnospermas desenvolvem sementes com endosperma rico em nutrientes.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 55

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Anatomia Comparada (Evidências da Evolução Biológica)

Exibir Questões - UFPB

Questões Parecidas

1(UFRGS- RS - 2015)Número Original: 21Código: 6401348

Terceiro Dia

Características da evolução convergente .f Conceito de órgãos homólogos .f Classificação dos órgãos de diferentes animais quanto à origem embrionária. .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Questão de Vestibular - UFRGS 2015
Exibir texto da questão

Quando são realizadas comparações entre espécies, constata-se que muitas características são compartilhadas. Considere as afirmações abaixo, sobre os processos evolutivos relacionados a esse fato. 1 - Características homólogas são aquelas compartilhadas por diferentes espécies, herdadas de um ancestral comum. II- As estruturas ósseas das asas de morcegos e aves são derivadas de um ancestral comum de quatro membros. II-A evolução convergente refere-se a características similares que evoluíram, de forma independente, em diferentes espécies sujeitas a pressões seletivas semelhantes. Quais estão corretas? (A) Apenas II. (B) Apenas II. (C) Apenas Ie II. (D) Apenas I e HI. (E) I, ell.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 8Código: 6991236

Exame Discursivo

Identificação (Biologia) Conceito de órgãos homólogos .f Classificação do padrão de origem dos neurônios em diferentes grupos de animais a partir de hipóteses.t Conceito de órgãos análogos .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2018
Exibir texto da questão

De acordo com resultados de estudos moleculares recentes, os Ctenóforos seriam o grupo mais distante de todos os outros animais. Esses resultados diferem das visões tradicionais sobre momentos importantes na evolução animal, como, por exemplo, o da origem dos neurônios e do sistema nervoso. Observe os cladogramas a seguir, que representam duas hipóteses para a origem dos neurônios e do sistema nervoso nos animais. HIPÓTESE II HIPOTESE I Possuem Possuem Possuem Possuem neurônios neurônios neurônios neurônios | | rr" I 1 eos a apt fii fe O! oe i Cnidarios Bilatérios Poriferos Placozoas | Cnidarios Bilatérios É ———>—- Poriferos —><—Placozoas Eri . yo. a, th ————(9— Ctendforos Nn O O q ‘Oo o O _ O O presença de neurônios X perda de neurônios Adaptado de RYAN, J. Zoology. Elsevier, 2014. Com base nos dados dos cladogramas, indique se a presença dos neurônios nos Ctenóforos, Cnidários e Bilatérios é classificada como homologia ou como analogia nas hipóteses I e II, respectivamente. Justifique sua resposta em cada caso.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(MACKENZIE - 2014)Número Original: 42Código: 6892287

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Características da evolução convergente .f Uso de figuras (Biologia).t Conceito de órgãos análogos .f Classificação dos órgãos de diferentes animais quanto à origem embrionária. .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2014
Exibir texto da questão

baratas não são pássaros! Não adianta! As baratas voam, botam ovos, fazem ninhos, mas... E pare de Pe fazer bico! pas TR | Y La | a t oF a A respeito do fenômeno referido pela tirinha acima, são feitas as seguintes afirmações: I As adaptações apresentadas no primeiro quadrinho, presentes em pássaros e baratas, são convergências adaptativas. IH. As asas das aves e as asas das baratas são órgãos análogos. III. A presença de órgãos análogos entre duas espécies indica parentesco evolutivo. Assinale a) se somente a afirmativa II for correta. b) se somente as afirmativas I e II forem corretas. c) se somente as afirmativas II e III forem corretas. d) seas afirmativas I, Il e III forem corretas. e) se somente a afirmativa I for correta.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UEL - 2020)Número Original: 4Código: 9473119

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Características do sistema respiratório dos insetos .f Uso de figuras (Biologia).t Conceito de órgãos homólogos .f Conceito de órgãos análogos .f Classificação dos órgãos de diferentes animais quanto à origem embrionária. .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2020
Exibir texto da questão

Com base na observação das figuras e das estruturas indicadas, responda aos itens a seguir. a) É possível afirmar que I) os animais A e B apresentam asas com estruturas homólogas. II) os animais A e C apresentam asas com estruturas homólogas. Explique se as afirmativas estão corretas ou não e justifique sua resposta com base no conceito de homo- logia e analogia. b) Os animais representados em C e D apresentam uma intensa atividade muscular para voar, requerendo alto consumo de oxigênio. Qual é o nome do sistema respiratório desses animais e qual sua eficiência para a demanda de oxigênio para 0 voo?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




5(UEA - 2016)Número Original: 33Código: 7831197

SIS - Terceira Série

Uso de figuras (Biologia).t Conceito de órgãos homólogos .f Conceito de órgãos análogos .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
Exibir texto da questão

Observe os membros locomotores do tubarão, do golfinho, do morcego e da ave representados na figura. No que se refere aos conceitos de homologia e analogia, é correto afirmar que os membros anteriores de (A) tubarões e golfinhos são homólogos, têm a mesma função, o nado, e origem embrionária diferente. (B) tubarões e morcegos são análogos, têm diferentes funções, o nado e o voo, e mesma origem embrionária. (C) golfinhos e morcegos são homólogos, têm diferentes funções, o nado e o voo, e mesma origem embrionária. (D) golfinhos e aves são análogos, têm diferentes fun- ções, o nado e o voo, e mesma origem embrionária. (E) morcegos e aves são homólogos, têm a mesma fun- ção, O VOo, e origem embrionária diferente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?