Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPB - 2011)Número Original: 42Código: 8921

Segunda série

Angiospermas Rec Evolução Biológica
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2011
Questão de Vestibular - UFPB 2011
Exibir texto da questão

A árvore filogenética abaixo representa uma possível filogenia dos grandes grupos de plantas em sua sequência evolutiva. As letras A,B, Ce D representam esses gmpos, e os pontos 1,2 e 3,0 surgimento de algumas características estruturais. 3 c Db Ancestral comum Com base na figura e nos conhecimentos acerca da evolucdo dos diferentes grupos de plantas, é correto afirmar: a) Os gmpos representados na árvore são monofiléticos. b) As sementes surgiram como evento evolutivo no ponto 1. c) As flores primitivas com muitas peças florais surgiram no ponto 2. d) Os elementos traqueais responsáveis pela condução de água surgiram no ponto 3. e) As monocotiledôneas e as endicotiledôneas, representadas respectivamente por C e D, são grupos parafiléticos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 543

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Angiospermas - Evolução Biológica

Exibir Questões - UFPB

Questões Parecidas

1(UNESP- SP - 2013)Número Original: 2Código: 13202

Provas Específicas - Início de Ano

Darwinismo (Teorias da evolução) Lamarckismo (Teorias da evolução) Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) Rec Neodarwinismo (Teoria Sintética da Evolução)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2013
Exibir texto da questão

O tuco-tuco (Ctenomys brasiliensis) é um animal curioso, que se pode, em linhas gerais, descrever como roedor com hábitos de toupeira. [...] São animais noturnos, e alimentam-se especialmente de raizes de plantas, o que explica os túneis longos e superficiais que cavam. [...] O homem que mos trouxe afirmou que muito comumente os tuco-tucos são encontrados cegos. O exemplar que eu conservava no álcool achava-se nesse estado. [...] Lamarck rejubilar-se-ia com este fato, se acaso o tivesse conhecido. (Charles Darwin. Diário das investigações sobre a História Natural e Geologia dos países visitados durante a viagem ao redor do mundo pelo navio de Sua Majestade “Beagle”, sob o comando do Capt. Fitz Roy, R. A, 1871.) Tuco-tuco brasileiro (Ctenomys brasiliensis), Blainville, 1826. (mamiferosdomundo.blogspot.com.br) O texto foi escrito por Charles Darwin, em seu diário de bordo, em 26 de julho de 1832, à época com 23 anos de idade, quando de sua passagem pelo Brasil e Uruguai. Escrito antes que construísse sua Teoria da Evolução, o texto revela que Darwin conhecia a obra de Lamarck. Como Lamarck explicaria as observações de Darwin sobre o tuco-tuco brasileiro, e qual é a explicação apresentada pela Teo- ria da Evolução na biologia moderna?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UERJ- RJ - 2009)Número Original: 10Código: 10151

Discursivo

Evolução Humana (Evidências da Evolução Biológica) Darwinismo (Teorias da evolução) Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2009
Exibir texto da questão

O Homo sapiens deve ter surgido há cerca de 200 mil anos. Sua capacidade intelectual, porém, parece ter evoluído pouco durante 130 mil anos. Há 70 mil anos, conforme propõem alguns pesquisadores, uma catástrofe natural teria provocado grandes alterações climáticas, responsáveis pela quase extinção da espécie. Registros fósseis de cerca de 50 mil anos sugerem um crescimento do intelecto dos descendentes dos indivíduos que sobreviveram, manifestado por interesse artístico, grande criatividade e capacidade de comunicação, que são características do homem moderno. Poder-se-ia, supor, assim, que o clima adverso teria favorecido o desenvolvimento da capacidade intelectual do Homo sapiens Indique o mecanismo evolutivo descrito e explique a sua atuação.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(UFPB- PB - 2009)Número Original: 56Código: 8217

Terceira série

Anatomia Comparada (Evidências da Evolução Biológica) Evidências da Evolução Biológica Especiação (Teorias da evolução) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2009
Exibir texto da questão

As figuras abaixo representam alguns processos evolutivos. A B c D Figuras A,B e D modificadas de : CESAR, S. J. ; SEZAR, S. Biologia, Vol. 3. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 255 e 260. Figura C modificada de: AVANCINI E.; FAVARETTO, J. A. Biologia: uma abordagem evolutiva e ecológica, Vol. 2. São Paulo: Moderna, 1997. p. 177 Os fenômenos envolvidos nos processos evolutivos A, B, C e D correspondem, respectivamente, a) Anagênese, irradiação adaptativa, convergência evolutiva, cladogênese. b) Convergência evolutiva, anagênese, cladogênese, irradiação adaptativa. c) Cladogênese, anagênese, convergência evolutiva, irradiação adaptativa. d) Cladogênese, convergência evolutiva, irradiação adaptativa, anagênese. e) Anagênese, convergência evolutiva, irradiação adaptativa, cladogênese.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2008)Número Original: 17Código: 13067

Inverno

Darwinismo (Teorias da evolução) Lamarckismo (Teorias da evolução) Rec Neodarwinismo (Teoria Sintética da Evolução)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Exibir texto da questão

INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no texto e nas afirmativas abaixo. Em 1859, Charles Darwin publicou o livro A Origem das Espécies, propondo a Teoria da Evolução e cau- sando uma verdadeira revolução na forma como se percebia a natureza. Na época, a maior oposição à teoria de Darwin veio das igrejas cristãs, as quais defendiam a versão bíblica da origem da biodiversidade e da origem do homem. Passados quase 150 anos, a Igreja Católica já aceita oficialmente a evolução como mecanismo gerador da biodiversidade atual, incluindo o surgimento da espécie humana. |. Trabalhos envolvendo o seqiienciamento de DNA mitocondrial de pessoas de diversas etnias, amostradas em todo o mundo, permitiu concluir que todos nós apresentamos uma ancestralidade co- mum, originada da África há cerca de 150 mil anos. As caracteristicas das diferentes etnias, como cor de pele, estatura e formato de olho se fixaram ha relativamente pouco tempo. ll. A presença de melanina na pele em maiores con- centrações é necessária em latitudes equatoriais não apenas para proteger o DNA das células epiteliais contra a radiação ultravioleta, reduzindo a incidência de câncer de pele, mas principalmen- te para diminuir a fotodecomposição do ácido fólico, o que ocasionaria graves deficiências nutricionais. Ill. Uma pele com baixas concentrações de melanina é necessária em altas latitudes, nas quais a pe- quena exposição solar — devida ao uso contínuo de roupas, aos dias mais curtos no inverno e ao convívio em cavernas — levaria à deficiência de síntese de vitamina D e a graves carências nutricionais. IV. Na nossa sociedade, o uso do cérebro torna-se cada vez mais intenso, em razão do fácil acesso à informação, da complexidade dos problemas con- temporâneos e do uso constante de computado- res. Acredita-se que, em função disso, o homem deverá apresentar cérebros maiores e mais capa- zes no futuro. As afirmativas compatíveis com a Teoria Evolutiva de Charles Darwin são A) |, lle Ill, apenas. B) I, lle lV, apenas. C) I, Ille lV, apenas. D) Il, Ile lV, apenas. E) II, e lv.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UFRJ - 2009)Número Original: 9Código: 6498782

Prova 2

Características da teoria evolutiva de Lamarck .f Características da teoria evolucionista de Darwin .f Características gerais da teoria do fixismo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRJ 2009
Exibir texto da questão

As figuras abaixo representam três diferentes explicações para a diversidade da vida: o criacionismo, o lamarckismo (transformismo) e o darwinismo. Ler Diversidade Fenotípica Diversidade Fenotípica | Diversidade Fenotipica Tempo Associe cada figura a uma dessas explicações. Justifique sua resposta.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?