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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPB - 2008)Número Original: 6Código: 8466

Terceira série

Sustentabilidade Questões Ambientais(Geografia)
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Questão de Vestibular - UFPB 2008
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A maneira como a humanidade enxerga-se e relaciona-se com a natureza é fruto do momento histórico em que vive. Pode-se compreender, portanto, que, em diferentes tempos e espaços, são configuradas inúmeras formas de se perceber a natureza e de com ela se relacionar. Os movimentos ecológicos dos países industrializados ocidentais passaram por diversas fases desde que se iniciaram. Nesse sentido, em relação às fases por que passaram os movimentos ecológicos, é correto afirmar: a) Surgem da preocupação específica com a natureza, expressa pelo lançamento do Relatório Brundtland, nos anos de 1970; seguem com as discussões da Rio+10, no Rio de Janeiro, RJ; e têm continuidade com a fase da ecologia radical e o surgimento do movimento Greenpeace no final do século XX. b) Originam-se com a contracultura nos anos de 1950, representada pelos movimentos pacifistas, hippies e feministas; continuam na fase de contestação mundial dos anos de 1980 com a Eco-92, no Rio de Janeiro, RJ; e encontram-se na fase dos fóruns mundiais e do surgimento de ONGs. c) Têm início com a proteção ambiental tradicional, nos anos de 1940; seguem com a fase da ecologia política nos anos de 1980, com o movimento Hippie nos Estados Unidos; e têm continuidade com os debates da ecologia global a partir dos anos de 1990. d) Iniciam-se com a defesa tradicional da natureza, no final do século XIX e início do século XX; intensificam-se entre os anos de 1970 e 1980; e encontram-se, atualmente, na fase da crise ecológica globalizada. e) Iniciam-se com a defesa da natureza no início do século XX; têm continuidade com a fase da radicalidade ecológica dos anos de 1970; e encontram-se na fase da responsabilidade e da ética ecológica mundial, surgida no final dos anos de 1980, com o compromisso dos países industrializados de reduzir seus poluentes.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Sustentabilidade - Questões Ambientais(Geografia)

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Questões Parecidas

1(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2010)Número Original: 18Código: 12536

Verão

Poluição do Solo e Poluição da Água(Geografia) Problemas Ambientais do Solo e da Água(Geografia) Intradisciplinar Poluição por Agrotóxico (Geografia) Desmatamento (Geografia)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
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INSTRUÇÃO: Responder à questão com base nas afirmações referentes a fatores que originam pro- blemas ambientais, os quais têm se agravado nas últimas décadas. O emprego de fertilizantes químicos e de defensivos agrícolas — os agrotóxicos — como controladores de pragas. O expressivo aumento da produção de energia nuclear e a construção de novas hidrelétricas. O aumento do desmatamento para ampliar as áreas de lavoura e pecuária, principalmente em áreas tropicais A diminuição das taxas de crescimento da população, principalmente em países considerados pobres. Estão corretas as afirmativas Ie II, apenas. Ile IV, apenas. |, lle lll, apenas. Il, Ile IV, apenas. LIL Ie IV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFPB- PB - 2008)Número Original: 15Código: 8722

Primeira série

Desertificação (Geografia) Queimadas - Solo e Água (Geografia) Poluição por Agrotóxico (Geografia) Desmatamento (Geografia) Erosão
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Questão de Vestibular - UFPB 2008
Questão de Vestibular - UFPB 2008
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A erosão, o desmatamento e as queimadas são fatores recorrentes de transformação da paisagem em função do uso do solo como recurso fundamental para as práticas de atividades humanas. Esses fatores são agentes causadores de impactos ambientais na agricultura de grande escala de produção. Nesse sentido, relacione os agentes citados na coluna da esquerda aos seus respectivos impactos ambientais descritos na coluna da direita: (1) Contaminação ( ) Perda da camada super- por agrotóxico ficial da litosfera, atra- vés da ação da água, do (2) Desmatamento vento, do gelo etc. ( ) Extinção e redução da biodiversidade, — asso- (3) Desertificação reamento do leito dos rios, extinção da fauna local. (4) Queimadas () Aumento do nível de CO» (dióxido de car- bono) na atmosfera e (5) Erosão aquecimento global. () Degradação das terras áridas, semi-áridas e subúmidas, secas re- sultantes de diversos fatores, como as varia- ções climáticas e as atividades humanas. A seqiiéncia correta é: 2,4,3,5 e) 5,2,4,3 3,5,4,2


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFPB- PB - 2009)Número Original: 3Código: 8180

Terceira série

Protocolo de Montreal (Geografia) Destruição da Camada de Ozônio (Geografia) Sustentabilidade
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Questão de Vestibular - UFPB 2009
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Para alguns analistas, o Protocolo de Montreal, destinado a controlar as emissões de CFCs, é um tratado mais claro e eficaz do que a Convenção Sobre Mudanças Climáticas Globais ou o Protocolo de Kioto. Considerando essas informações, é correto afirmar que, no Protocolo de Montreal foi a) b) e) 4) e) regulada a produção e o consumo das substâncias destruidoras da camada de ozônio. acordado um rígido cronograma, em que os signatários estão obrigados a eliminar quinze tipos de CFCs, além de outras substâncias que têm efeitos similares. decidido que a eliminação de CFCs ocorreria somente depois que as indústrias encontrassem substitutos para essas substâncias. concedido um prazo de dez anos para que os países desenvolvidos, que consomem pequenas quantidades de CFCs, eliminassem essas substâncias. estabelecida, inicialmente nos países subdesenvolvidos, a proibição total do uso de CFCs nas indústrias a partir de 2004.


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     A     
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4(UNESP- SP - 2008)Número Original: 36Código: 14863

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

São Paulo.b Problemas Ambientais do Solo e da Água(Geografia) Intradisciplinar Lixo (Geografia) Desmatamento (Geografia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Às margens das represas Billings e Guarapiranga, que abas- tecem a Grande São Paulo, vivem, irregularmente, cerca de 1.800.000 pessoas. O impacto desta população nas águas represadas é intenso e contínuo. Assinale a alternativa que contém três impactos ambientais que alteram a qualidade das referidas águas. (A) Baixo índice pluviométrico; escassez de água potável: elevagao do nivel do aqiiifero. (B) Baixo consumo de água: poluição do solo: estiagem prolongada. (C) Contaminação da água; alta insolação: chuvas torren- ciais. (D) Baixa insolação: enchentes: deslizamentos. (E) Desmatamento: despejo de esgoto: depósitos de lixo.


Opções de Resposta: 
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5(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2011)Número Original: 13Código: 12457

Inverno

Desertificação (Geografia) Águas Superficiais Assoreamento (Geografia) Desmatamento (Geografia)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
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Recentemente, eventos relacionados a precipitações frequentes e ao escoamento das águas superficiais em bacias hidrográficas têm ocasionado os chamados “desastres ambientais”. Pode-se citar, por exemplo, o ocorrido em São Lourenço do Sul, em nosso estado. Muitos elementos e fatores podem ser elencados na análise desses acontecimentos trágicos. Como fatores agravantes dos eventos naturais em nosso estado, citam-se 1 O aumento das precipitações, que podem ocasio- nar avanços do nível de cursos de água para o leito de vazante. IL O corte da mata ciliar, que favorece o desmorona- mento das encostas, agravando o processo de assoreamento IA utilização antrópica do leito maior dos rios e dos riachos, interferindo no processo natural de escoamento e infiltração das águas superficiais. IV. O assoreamento da calha dos cursos de água, diminuindo a condição natural de escoamento e aumentando o volume de água nas margens de rios e riachos. V. A manutenção da cobertura vegetal natural nas planícies de inundação. São fatores agravantes apenas A) lel. B) Lllev. o) IL lllelv. D) ILlllev. E) Ill, Vev.


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