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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPB - 2009)Número Original: 60Código: 8226

Terceira série

Controle Biológico (Ecologia) Rec Populações (Ecologia) (Biologia)
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Questão de Vestibular - UFPB 2009
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Considere a situação a seguir: Após a desapropriação da Fazenda Santa Ana, foi criada a Reserva Biológica Sapa Verde com uma [3150 área de 120 hectares, onde biólogos realizaram estudos com duas espécies de tatus em uma subárea de 60 hectares. Os estudos com 120 no coe Ro is = 90 a espécie A iniciaram-se no primeiro ano de criação da reserva; já os estudos com a espécie B tiveram início dois anos depois, 60) Numero de Individuos quando a espécie foi reintroduzida na area. Ao final de cinco anos de estudo, os pesquisadores obtiveram os resultados que se 30 encontram ilustrados no grafico ao lado. Período de tempo (anos) A partir da análise do gráfico, identifique as afirmativas corretas relativas às possíveis explicações para os resultados do estud. 1. As duas curvas representadas no gráfico indicam as curvas de potencial biótico das espécies. II. A diminuição da população da espécie A ocorreu, provavelmente, em consequência da competição entre as espécies. III. O aumento da população da espécie A, nos dois primeiros anos de estudo, deveu-se, em grande parte, à diminuição da mortalidade e ao aumento da natalidade. IV. A pouca variação no tamanho das duas populações, observada a partir do quarto ano de estudo, deveu-se ao equilíbrio entre o potencial biótico de cada espécie e a resistência do meio. V. A densidade populacional da espécie B, ao final do quarto ano de estudo, correspondeu a 1 indivíduo /hectare.


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Controle Biológico (Ecologia) - Populações (Ecologia) (Biologia)

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Questões Parecidas

1(USP - 2017)Número Original: 48Código: 6978262

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Identificação (Biologia) Com gráfico de barras (biologia).t Características de uma população em equilíbrio Características de uma população em expansão Características de uma população em risco de extinção
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Questão de Vestibular - USP 2017
Questão de Vestibular - USP 2017
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A figura representa a estrutura de três populações de plantas arbóreas, A, Be €, por meio de pirâmides etárias. O comprimento das barras horizontais corresponde ao número de indivíduos da população em cada estágio, desde planta recém-germinada (plântula) até planta senescente. Estágios Populações A Senescente | Adulto 2 Adulto 1 Juvenil 2 a E Juvenil 1 E au RS | Bresinsky et ol. Tratado de Botânica de Strasburger, 36º ed, Ed. Artmed, Porto Alegre, 2012, Adaptado. A população que apresenta maior risco de extinção, a população que está em equilíbrio quanto à perda de indivíduos e a população que está começando a se expandir são, respectivamente, a) A,B, C. b) A, C, B. c) B,A, C. d) B,C,A. e) CA,B.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UECE - 2018)Número Original: 55Código: 7859399

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Características que influenciam no crescimento populacional das espécies nos ecossistemas .f Características dos tipos de crescimento populacional .f Definição do conceito de densidade populacional.t
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Questão de Vestibular - UECE 2018
Questão de Vestibular - UECE 2018
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Em relação à dinâmica de populações, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo. ( ) A densidade populacional é definida como o número de indivíduos presentes na comunidade que vive em determinada área ou volume. A curva de crescimento populacional real resulta da interação entre seu potencial biológico e a resistência ambiental. Qualquer população pode apresentar crescimento exponencial, independente do meio em que vive. A capacidade de carga ou resistência ambiental, a competição e a densidade populacional são exemplos de fatores que regulam o crescimento populacional. Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: A) V,V,V, F. B) V,F,V,F. C) F,V, F, V. D) F, F, F, V.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UEL - 2017)Número Original: 3Código: 9440662

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Características dos tipos de crescimento populacional .f Taxas que interferem no tamanho de uma população ao longo do tempo .f Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UEL 2017
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Leia o texto e analise, a seguir, a representação gráfica de duas curvas de crescimento populacional (1) e (2) ao longo do tempo. Não há exceção à regra segundo a qual organismos aumentam em uma taxa tão elevada que, se não forem destruídos, a Terra logo seria coberta pela progênie de apenas um par. (Adaptado de: DARWIN, C. A origem das espécies. Feedbooks, 1872. p.73. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2016.) Número de indivíduos Tempo (Adaptado de: BEGON et al. Ecology: from individuals to ecosystems. Oxford Reino Unido: Blackwell Publishing, 2006. p.146.) Com base nessas informações, responda aos itens a seguir. a) Explique o que significam as curvas 1 e 2 e qual delas melhor representa a ideia de Charles Darwin expressa no texto. b) Sabe-se que o crescimento populacional é determinado por taxas. Cite três exemplos de taxas que interferem no tamanho de uma população ao longo de um período de tempo.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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4(PUC - RIO DE JANEIRO - 2015)Número Original: 9Código: 6464442

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

Características gerais das diferentes curvas de sobrevivência em relação ao tempo de vida.t Identificação de espécies por meio de diferentes curvas de sobrevivência em relação ao tempo de vida Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2015
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Observe o gráfico abaixo que mostra três tipos gerais de curvas de sobrevivência para diferentes espécies de or- ganismos. 1000) 100) Número de sobreviventes 10| 50 100 Tempo máximo de vida Disponível em: . Os seguintes organismos apresentam curvas do tipo |, Ile Ill, respectivamente: (A) roedores, seres humanos e tartarugas marinhas (B) seres humanos, roedores e tartarugas marinhas (C) tartarugas marinhas, seres humanos e roedores (D) roedores, tartarugas marinhas e seres humanos (E) tartarugas marinhas, roedores e seres humanos


Opções de Resposta: 
     A     
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     C     
     D     
     E     




5(ENEM- BR - 2013)Número Original: 90Código: 32974

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Controle Biológico (Ecologia) Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
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Apesar de belos e impressionantes, corais exóticos encontrados na Ilha Grande podem ser uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas do litoral do Rio de Janeiro. Originários do Oceano Pacífico, esses organismos foram trazidos por plataformas de petróleo e outras embarcações, provavelmente na década de 1980, e disputam com as espécies nativas elementos primordiais para a sobrevivência, como espaço e alimento. Organismos invasores são a segunda maior causa de perda de biodiversidade, superados somente pela destruição ireta de hábitats pela ação do homem. As populações de espécies invasoras crescem indefinidamente e ocupam o espaço de organismos nativos. LEVO 1 Disponivel om: pianciancio uol comb Acesso em: dez 201! (adaptado). As populações de espécies invasoras crescem bastante por terem a vantagem de O não apresentarem genes deletérios no seu pool génico. O não possuírem parasitas e predadores naturais presentes no ambiente exótico. O apresentarem características genéticas para se o adaptarem a qualquer clima ou condição ambiental. apresentarem capacidade de consumir toda a variedade de alimentos disponibilizados no ambiente exótico. O apresentarem características fisiológicas que lhes conferem maior tamanho corporal que o das espécies nativas.


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