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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPB - 2009)Número Original: 55Código: 8218

Terceira série

Marinho (Talassociclo) Dulciaquícola (Limnociclo) Rec
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Questão de Vestibular - UFPB 2009
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Acerca dos ecossistemas aquáticos, foram feitas as afirmativas abaixo. Identifique com V a(s) verdadeira(s), e com F, a(s) falsa(s): () Nos tios, a riqueza de organismos planctônicos é maior do que nos lagos. () Nos mares, a maior diversidade de espécies de vida livre, como os peixes, encontra-se no domínio bentônico. Nos mares, a zona hadal, com biodiversidade pouco conhecida, é também a mais profunda. Nos lagos e lagoas, o zooplâncton é formado, principalmente, por protozoários, microcrustáceos e larvas de diversos organismos. () Nos mares, a maior biomassa de fitoplâncton ocorre na zona litoral. A sequência correta é: a) FVFVV b) VFVFF c) VFVFV d) FFVVV e) FVFVF


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     D     
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Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Marinho (Talassociclo) - Dulciaquícola (Limnociclo)

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Questões Parecidas

1(UECE - 2015)Número Original: 14Código: 7853810

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Características dos seres vivos aquáticos nectônicos.f Características dos seres vivos aquáticos planctônicos.f Características dos seres vivos aquáticos bentônicos.f
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Questão de Vestibular - UECE 2015
Questão de Vestibular - UECE 2015
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Os organismos aquáticos que fazem parte dos ecossistemas marinhos e de água doce são classificados em três grupos de acordo com a sua capacidade de deslocamento. Considerando essa classificação, analise as colunas abaixo e numere a Coluna II (definição) de acordo com a classificação contida na Coluna 1. Coluna 1 . Coluna II CLASSIFICAÇAO DEFINIÇÃO 1. Plâncton ( ) Conjunto de seres que têm um deslocamento passivo pela água, ou seja, são arrastados pelas correntes marinhas ou mesmo pelas ondas. 2. Nécton ( ) Organismos que vivem no fundo do mar e que podem ser sésseis (esponjas, algas macroscópicas, cracas, ostras, anêmona) ou locomoverem-se no substrato (siris, caranguejos, caramujos e estrelas-do-mar). 3. Bentos ( ) Seres dotados de movimento ativo e que são capazes de nadar e vencer as correntes. Os melhores exemplos são os peixes e os mamíferos aquáticos. A sequência correta, de cima para baixo, é: A) 2,3,1. B) 1,2,3. CO) 1,3,2. D) 2,1,3.


Opções de Resposta: 
     A     
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     D     
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2(UNESP- SP - 2008)Número Original: 13Código: 14720

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Marinho (Talassociclo) Dulciaquícola (Limnociclo) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Leia as afirmações seguintes. I. Ambiente aquático continental, com densidade baixa de plâncton. Grande parte das cadeias alimentares é susten- tada pela entrada de matéria orgânica proveniente do ambiente terrestre. II. Ambiente aquático continental, com densidade elevada de plâncton. Grande parte das cadeias alimentares é susten- tada pela produção primária do fitoplâncton. Escolha a alternativa que relaciona corretamente as afirmações ao tipo de ambiente. (A) (B) (©) (D) (E) I. Rio, pois a correnteza existente nesses ambientes não permite, por muito tempo, o estabelecimento de populações planctônicas. II: Lago, pois a água parada permite às comunidades planctônicas se estabelecerem e aí permanecerem. I Rio, pois as comunidades fluviais são muito pobres, sendo que os animais precisam se alimentar de matéria orgânica que cai no rio. II: Oceano, que apresenta rica biodiversidade. I Lago, pois a situação da água parada faz com que esse ambiente seja pobre em nutrientes e em organismos. II: Rio, cuja correnteza faz com que o ambiente seja rico e sustente uma diversificada comunidade planctônica. I: Oceano, cuja elevada profundidade faz com que os nutrientes fiquem concentrados no fundo, não permitindo o estabelecimento das comunidades planctônicas. II: Lago, que normalmente é raso, o que faz com que os nutrientes estejam disponíveis às comunidades planctônicas que aí se estabelecem. I. Rio, pois o sombreamento das matas ciliares não per- mite o estabelecimento do fitoplâncton. II: Lago, pois a baixa densidade de peixes fluviais nesses locais permite que o plâncton se estabeleça.


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3(ENEM- BR - 2013)Número Original: 70Código: 30645

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Dulciaquícola (Limnociclo) Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
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No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o represamento do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes. PETESSE ALL: PETRERE JR, M Cibncia Mojo, São Pad 259,49, un 2012 (doçtdo) Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo(a) O redução do fluxo gênico da espécie nativa. © diminuição da competição intraespecífica. O aumento da competição interespecífica. O isolamento geográfico dos peixes. O extinção de nichos ecológicos.


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4(ENEM- BR - 2010)Número Original: 55Código: 3400

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Poluição Aquática (Ecologia) (Biologia) Dulciaquícola (Limnociclo) Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Um agricultor, buscando o aumento da produtividade de sua lavoura, utilizou o adubo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) com alto teor de sais minerais. A irrigação dessa lavoura é feita por canais que são desviados de um rio próximo dela. Após algum tempo, notou-se uma grande mortandade de peixes no rio que abastece os canais, devido à contaminação das águas pelo excesso de adubo usado pelo agricultor. Que processo biológico pode ter sido provocado na água do rio pelo uso do adubo NPK? O Lixiviação, processo em que ocorre a lavagem do solo, que acaba disponibilizando os nutrientes para a água do rio. O acidificação, processo em que os sais, ao se dissolverem na agua do rio, formam ácidos. O Eutrofização, ocasionada pelo aumento de fósforo e nitrogênio dissolvidos na água, que resulta na proliferação do fitoplâncton. O Aquecimento, decorrente do aumento de sais dissolvidos na água do rio, que eleva sua temperatura. & Denittificação, processo em que o excesso denitrogênio que chega ao rio é disponibilizado para a atmosfera, prejudicando o desenvolvimento dos peixes.


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5(USP- SP - 2008)Número Original: 9Código: 6176

Segunda Fase

Marinho (Talassociclo) Ressurgência (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Rec
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Questão de Vestibular - USP 2008
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Em artigo publicado na revista Nature (27/9/2007), os cientistas James Lovelock e Chris Rapley propõem, como ação contra o aquecimento global, a instalação de tubos nos oceanos a fim de bombear, para a superfície, a água que está entre 100 e 200 metros de profundidade. A água bombeada, rica em nutrientes, funcionaria como “fertilizante” na superfície oceânica. a) De que maneira essa medida poderia colaborar para a redução do aquecimento global? b) Espera-se também que a produtividade da pesca aumente nos locais em que a água do fundo for bombeada para a superfície. Como esse procedimento poderia provocar o aumento na quantidade de peixes?


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